Depois do empate por duas bolas (2-2), registado na primeira jornada da Taça COSAFA, diante das Ilhas Maurícias, a selecção do Eswatini joga hoje, no King Zwelithini Stadium, as 17:00 horas, frente a sua congénere das Comores, esta última que faz a sua estreia, nesta que é a terceira aparição dos insulares na competição. As duas formações estão inseridas no Grupo “A”, do Torneio Regional que vem decorrendo desde o dia 25 de Maio corrente devendo terminar no dia 9 de Junho.
Onze anos depois, as duas selecções voltam a cruzar o mesmo caminho tal como sugeriu o sorteio. Em 2009, os representantes do reino Eswatini saíram-se melhores, pois venceram os insulares por 3-0. Um resultado, que de certa forma irá colocar alguma pressão as Comores. Na sua estreia em 2008, os comorianos perderam todos os jogos e não constam com nenhum registo de golos marcados.
As Comores ganharam pela primeira vez na Taça COSAFA após a vitória sobre o Seychelles no torneio de 2009 realizado no Zimbabwe, na sua segunda participação na final regional. A selecção teve um desempenho aceitável nesta prova, também garantindo um empate sem golos contra o Botswana.
Na edição passada realizada na província de Limpopo, África do Sul, o máximo que as Comores conseguiu alcançar foi um empate diante das Seychelles e duas derrotas diante de Moçambique (0-3) e Madagáscar (0-1) respectivamente.
Salientar que o Grupo “A” ficou reduzido a três equipas, depois de Angola ter anunciado a sua desistência por motivos de ordem financeira. Num comunicado de imprensa emitido pela Federação Angolana de Futebol (FAF) explica as “poucas verbas existentes” serão destinadas para a preparação da selecção principal que irá competir no Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorrerá de 21 de Junho a 19 de Julho no Egipto.
Lembrar que Pela força do “ranking” da Confederação Africana de Futebol, a Zâmbia, África do Sul, Zimbabwe (campeão em título), Botswana e Uganda só entrarão em cena nos quartos-de-final, tal como sugere o regulamento da competição.
O vencedor de cada grupo apura-se para os quartos-de-final, devendo o do A defrontar o Zimbabwe e o do B a Zâmbia. Noutras partidas desta fase encontram-se Lesotho-Uganda e África do Sul-Botswana.