Todos holofotes virados a Port Elizabeth!

Arranca amanhã mais uma edição do Campeonato Senior Feminino do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA) que terá como palco a cidade de Port Elizabeth, Africa do Sul de 31 de Julho a 11 de Agosto.

Um mês depois de o mundo ter vivido a emoção do Campeonato Mundial da modalidade, que teve lugar na França tendo produzido uma brilhante propaganda para o futebol feminino e, com supreendetes performances deixando os mais cépticos  boquiabertos, chegou a vez dos países da África Austral e, não só mostrarem o melhor que se faz e produz-se na região.

Com efeito, o ponta-pé-de-saída será dado com as selecções do Zimbabwe e Angola a medirem foças entre si, no jogo inaugural do Grupo “C”, numa partida que terá lugar no Wolfson Satdium, quando forem 10:00 horas. Ainda no mesmo local, as formações do Malawi e Madagáscar, realizam o segundo jogo do dia, as 12:24 horas, enquanto que as anfitriãs e vice-campeãs africanas irão apadrinhar a estreia das Comores às 15:30 horas. Estas selecções estão inseridas no Grupo “A”.

Por seu turno, a selecção sénior moçambicana irá encerar os jogos da primeira jornada do  Grupo “A”, nesta quarta-feira (amanhã), onde terá pela frente o conjunto do Esswatini, no Wolfson Stadium as 10:00 horas

Segundo o Regulamento da prova as  equipas são definidas para serem divididas em dois grupos, cada um contendo quatro equipas, com as duas primeiras melhores classificadas em cada grupo a avançar  para as semifinais.

Na sua terceira aparição  a selecção de Angola, na condição de anfitriã, sagrou-se vice-campeã desta competição quando a província de Malanje acolheu esta prova, em 2008. Mas,  antes, na primeira na sua primeira aparição, em 2006, na Zâmbia, as representantes angolanas não foram para além da fase de grupos. Lurdes Lutonda é a timoneira da equipa angolana.

A realizar-se pela seguda vez consecutiva, nesta  cidade (Port Elizabeth), oMunicípio de  Nelson Mandela Bay vestiu-se a rigor para acolher as 13 selecções que durante duas semanas irão travar duras batalhas para conquistar o almejado troféu. Aliás, importa clarificar que este ano a organização introduziu uma nova competição. Trata-se do Campeonto Sub-20 da categoriae que vai decorrer em simultâneo com a prova das seniores. Pela primeira vez na história da COSAFA o  sonho de alargar as equipas as faixas etárias inferiores torna-se uma realidade.

Esta iniciativa foi festejada ao rubro com os países fliados a COSAFA  visto que será uma oportunidade para as selecções da zona poderem qualificar-se para o Mundial da categoria. Basta lembrar que aFederação Internacional de Futebol (FIFA) introduziu o Mundial de sub-20 em 2002, um evento que vem sendo jogado a cada dois anos.  O próximo está programado para 2020, apesar de ainda não ter sido anunciado o país acolhedor.

Do lado da COSAFA, esta é também uma preciosa ocasião  que a região terá para prepar-se nas eliminatórias de acesso ao campeonato mundial que se avizinham.  Recordar que o Japão é o actual  campeão em título, embora a Alemanha e os Estados Unidos sejam historicamente os mais bem sucedidos, ambas com três títulos.

A outra grande novidade é que ainda este ano (Setembro) a instituição que tutela o futebol ao nível da África Austral irá estrear uma nova competição, trata-se do campeonato feminino em Sub-17, que se espera que venha para ficar. Sue Destombes, secretária-geral deste organismo, referiu que a sua instituição sugeriu à CAF para que o figurino de qualificação para o CAN seja feito nos mesmos moldes que o de masculinos da categoria.