Foi com uma vitória descumunal que a selecção da Namíbia impôs uma goleada a sua similar das Seychelles por 8-3, em partida inaugural do Grupo “A”, do Torneio Sub-17 de Futebol da COSAFA que arrancou hoje, em Port Louis, Maurícias devendo terminar no dia 29 do mês corrente. Com este resultado a formação da Namíbia partilha a liderança na tabela classificativa com três pontos juntamente com o Botswana que ganhou as Maurícias por 1-0.
Na próxima jornada Moçambique terá pela frente a selecção anfitriã (Maurícias), numa partida agendada para este sábado no Estádio Francois Xavier as 15.00 horas locais.
Os namibianos inauguraram o marcador por intermédio de Tyrin George quando estavam apenas jogados três minutos do desafio. Três minutos depois, Afandi Aboudou, meio-campista a serviço da Namíbia FC igualou o marcador. Galvanizados pelo golo da igualdade, os insulares voltaram a facturar no minuto 13 por intermédio de Jarrel Suzette. Transcorridos 15 minutos, a Namíbia volta a marcar por intermédio de Tyrin George, que esteve inspirado.
As duas equipas travavam uma batalha titânica na luta pesa posse de bola algo que tornou o espectáculo agradável de se ver. Edmar Kamatuka da Namíbia coloca a equipa de novo em vantagem a passagem do minuto 13 marcando o terceiro golo. A selecção das Maurícias precisou apenas de esperar seis minutos para empatar o placard. Rino Pauline foi o responsável pelo golo do empate (3-3), quando o marcador indicava 19 minutos de jogo. Foi com o empate que as duas equipas recolheram aos balneários.
No reatamento, a fúria namibiana veio ao de cima e os golos caíram a cântaros. O destaque vai para o artilheiro Prins Tjieza que marcou quatro golos, feito que o conferiu o prémio de “Man of The Match”. As Seychelles voltaram a ser os bombos da festa à semelhança das edições anteriores, ainda assim mostraram alguma resistência.
De resto, a jornada inaugural foi marcada com um total de 11 golos num só jogo. Um saldo positivo a avaliar pela entrega entre os contendores dentro das quatro linhas.
Coube as selecções da Namíbia e das Seychelles darem o pontapé de saída de mais uma edição do Torneio Sub-17 de Futebol da COSAFA que arrancou hoje em Port Louis, Maurícias devendo terminar no dia 29 do mês corrente.
A última aparição das Seychelles na COSAFA aconteceu foi em 2016, onde foram derrotados nas três partidas em que estiveram envolvidos. Os insulares vergaram no primeiro desafio diante da “poderosa” selecção da África do Sul por 1-0, e pelo mesmo resultado perderam diante das Maurícias. Facto curioso é que foi diante da Namíbia que os ilhéus foram copiosamente derrotados por 4-1, numa altura em que já haviam sido tomados pelo cansaço.
Importa também frisar que as Seychelles já apareceram no cenário continental do futebol sub-17, quando acolheram o Campeonato Africano das Nações (CAN) em 2001. A sua curta odisseia na prova foi também, coroada por derrotas. A primeira diante dos Camarões (0-5), seguindo a Burkina Faso (1-4) e por fim a temível selecção do Mali que goleou por claros 8-0.
Campeão empata diante de Moçambique
A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol, empatou ontem sem abertura de contagem, diante do campeão em titulo Zâmbia. Ainda assim, o capitão dos Mambinhas, Pablo Bechardas conquistou o prémio do melhor jogador em campo, tendo recebido no final do jogo o troféu pelas mãos do presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr.
A selecção moçambicana que venceu na edição passada este adversário voltou a não deixar os seus créditos em mãos alheias impondo o seu respeito. Moçambique volta a entrar em cena neste domingo medindo forças com a África do Sul, em desafio da segunda jornada do Grupo “B”. O jogo terá lugar no Anjalay Stadium pelas 12.00 horas locais.
Duas vitórias e uma derrota é o que a Selecção Sub-20 de Futebol, Mambinhas conseguiu produzir no torneio da COSAFA que teve lugar também, nas Ilhas Maurícias no ano passado. Os até então treinados de Nasser Carimo (Nelinho) não conseguiram os pontos necessários para se qualificar para a final.
Moçambique volta a entrar em cena neste domingo medindo forças com a África do Sul, em desafio da segunda jornada do Grupo “B”. O jogo terá lugar no Anjalay Stadium pelas 12.00 horas locais. Enquanto que jogará no mesmo dia diante do Lesotho no mesmo local quando forem 15.00 horas.
Anfitrião baqueia na estreia
As vitórias sobre o Zimbabwe (1-0) e Botswana (2-1) colocam os insulares nas meias-finais, na edição passada da COSAFA, antes de perderem o primeiro lugar do grupo com uma derrota imposta pelo (2-0) Malawi. O bom momento da equipa fez com que estes derrotassem a África do Sul, nas mais-finais por 2-0.
Desta vez, a equipa caseira não conseguiu se impor perante a renovada equipa do Botswana. A selecção tsuana vingou-se da derrota passada mercê de um golo conseguido através da marcação de uma grande penalidade a passagem do minuto 82. Laurent Rouge, foi expulso do jogo após tocar intencionalmente a bola quando esta partia em direcção a baliza.
A ansiedade e o medo de errar fizeram com que os treinados de Sam Lachanah, técnico da selecção acabaram por estar na origem da falta de eficácia que esta equipa acusou.
De referir que este é o terceiro ano consecutivo em que as Maurícias acolhem o torneio e será sem dúvida uma oportunidade para as jovens promessas brilharem e exporem-se nesta que é a montra de um dos maiores torneios regionais de África.