Quando forem 17:30 horas, as selecções da Namíbia e do Malawi irão subir ao palco do King Zwelithini, a fim de decidirem o seu futuro, já que as duas equipas entraram vitoriosas na jornada inaugural da Taça COSAFA, ao vencerem respectivamente Moçambique por 2-1 e Seychelles por 3-0, partilhando, deste modo os mesmos pontos (3) no Grupo “B”.
Nos quatro encontros registados entre estes conjuntos, a Namíbia saiu-se triunfante em todos os jogos, entrando hoje algum favoritismo em relação ao seu adversário, que apesar de tudo entrou para este torneio com as chamas em brasa mostrando que terão uma palavra a dizer.
Este será o quinto encontro entre os dois conjuntos no COSAFA, mas o primeiro desde 2008.A Namíbia está invicta nos quatro jogos anteriores da competição, vencendo três e empatando em apenas uma ocasião. Eles marcaram nove golos e Malavi quatro.
Contudo, em relação a quem seguirá para os quartos-de-final, a resposta será dada hoje.
Moçambique joga na aflição
O dia de hoje está reservado para os jogos entre as selecções que comportam o Grupo “B”. O primeiro desafio referente a segunda jornada para este grupo colocará frente-a-frente as selecções das Seychelles e de Moçambique, no King Zwelithini, quando forem 15:00 horas. Este é considerado o jogo entre aflitos considerando que ambas equipas saíram-se derrotadas na jornada inaugural.
Apesar do bom empenho das Seychelles nesta edição, Moçambique tem um histórico favorável nos confrontos com Seychelles, pelos menos nesta competição. Em dois jogos obteve duas vitórias, marcou quatro golos e sofreu apenas um, enquanto para a qualificação ao CHAN os dois países jáse encontraram por duas ocasiões
Nas eliminatórias de acesso ao CHAN de 2014, os “Mambas”venceram, em 2012, por 2-1 em Victória e golearam em Maputo por 4-0. Jápara o CHAN-2016, Moçambique ganhou, em 2015, por 5-1 na Beira e 4-0 fora, havendo ainda a registar uma vitória por 2-1, num amigável.