Moçambique vence e pressiona Zâmbia

A Selecção de Futebol de Moçambique venceu hoje, a sua congénere da República do Congo, por 1-0, em desafio pontuável para a primeira jornada do grupo “A”, do Torneio de Futebol da COSAFA, que decorre desde o dia três (dia 3) em Kitwe, devendo terminar no dia 15 deste mês. Geny Catamo, foi o herói do jogo ao apontar o golo a passagem do minuto 48, tento que lhe valeu a distinção de melhor jogador em campo pela segunda vez nesta competição depois de tê-lo feito no ano passado no jogo e que Moçambique venceu as Maurícias por 2-0.

Com este triunfo, os moçambicanos partilham a liderança do grupo com os mesmos pontos (3) que a Zâmbia, que venceu a Malawi por 2-1, no seu primeiro jogo. Quem assim fica pressionada é a selecção da Zâmbia que terá que vencer amanhã o Congo caso queira manter-se firme na liderança e garantir a passagem para a fase seguinte.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

Moçambique só voltará a cruzar-se com o Malawi no dia seis (amanhã) de Dezembro, quinta-feira, no Shind Stadium. A terceira e última jornada da fase de grupos, os treinados de Victor Matine irão encarrar o anfitrião, Zâmbia, neste sábado, no Nkana Stadium, quando forem 15:30 horas.

“Mambinhas”letais 

Como ponto prévio: importa lembrar que em 2016 as duas equipas não foram para além de um  empate sem golos no torneio realizado em Rustenburg, África do Sul. quis o destino que as mesmas voltassem a cruzar o mesmo caminho dois anos depois. A Selecção da República Democrática do Congo, que participou na qualidade de convidada a semelhança este ano, criou imensos problemas a equipa até então treinada por Arnaldo Ouana.

Contrariamente a todas as previsões que apontavam Congo como a eventual favorita a vitória deste desafio, a selecção treinada por Victor Matine, técnico moçambicano entrou confiante e determinada a em assumir as rédeas do jogo, mesmo jogando diante de um adversário com atletas possantes em relação a turma moçambicana.

O primeiro aviso de perigo foi dado no minuto quatro, numa jogada combinada entre Kamo Kamo e Geny Catamo, este último que obrigou o guardião do Congo a recorrer a uma defesa apertada. Moçambique conseguiu impor-se perante este adversário dominando por completo toda a primeira etapa. Aliás, os “Mambinhas” só não saíram ao intervalo com a vantagem no marcador, não fosse a oportunidade desperdiçada por Thaimo que não conseguiu introduzir a bola no interior da baliza contrária.

No reatamento do desafio, os moçambicanos precisaram apenas de dois minutos para chegar ao golo. Geny Catamo que prometera aos seus colegas ao longo da semana que marcaria, fez jus a sua palavra marcando o único golo da partida quando estavam jogados 48 minutos. Um golo fenomenal que não passou despercebido aos olhos do júri que não hesitou em atribuir o prémio de melhor jogador em campo.

Zimbabwe  consolida liderança

A selecção do Zimbabwe que entrou para esta jornada (2ª) do grupo “C” líder na tabela classificativa, mercê da vitória conseguida sobre o Botswana (2-1), conseguiu a vitória da tranquilidade vencendo a sua similar do Lesotho por 3-0. Delic (45’), Tumba (48’) e Junior (62’) visaram na vitória que abre boas perspectivas para equipa sonhar com os quartos-de-final.

A pesar de ter encontrado dificuldades para chegar ao golo os zimabueanos saíram ao intervalo com a vantagem no placard. A equipa do Lesotho que já vinha de um empate procurou também chegar a baliza contrária, mas esbarrava-se sempre com a defensiva contrária.

Mesmo dispondo das melhores oportunidades de chegar ao golo, a selecção do Zimbabwe pecava no capítulo da finalização. Várias, foram as oportunidades de golo que este conjunto desperdiçou, mas mesmo assim, a crença sempre esteve presente. Delic Murimba, autor dos dois golos na vitória sobre o Malawi foi quem quebrou o degelo marcando o primeiro golo para a sua equipa no minuto 45’.

No reatamento a equipa de Bekithemba Ndlovu, técnico do Zimbabwe precisou de esperar apenas  dois minutos para abanar as redes contrárias. Tatenda Tumba, meio-campista a evoluir no Platinum do Zimbabwe apontou o segundo para a sua equipa. Sem fulgor ofensivo e abatidos psicologicamente, os sutos voltaram a consentir mais um golo aos 62 minutos. Junior Blessing Nyamuziwa foi quem colocou os Young Warriors em vantagem no marcador. Junior Blessing Nyamuziwa fechou as contas com chave de ouro marcando o quarto golo.

Angola será a próxima adversária do Zimbabwe. O jogo está marcado para o dia 9 do mês corrente e terá o Nkana Stadium como palco do desafio.