O regresso do defesa da Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, Celso Abdul, sobejamente conhecido por Mano, nos meandros desportivos e a estreia absoluta do médio ofensivo Kamo-Kamo, constituem as novidades na convocatória provisória da equipa moçambicana no Torneio da Taça Castle COSAFA que este ano terá lugar este domingo na cidade de Plokwane, África do Sul devendo terminar no dia 10 de Julho.
Moçambique estreia jogando com a Madagáscar, adversário com o qual perdeu em Julho do ano passado na eliminatória de qualificação à fase final do CHAN. O Grupo “A” também contam as selecções nacionais das Ilhas Comores e Seychelles, adversários dos “Mambas” nos dias 29 e 31 de Maio, respectivamente.
Nesta convocatória destacam-se as ausências do influente jogador a militar no campeonato sul-africano, Dominguez e os defesas Mexer e Zainadine Jr., estes últimos a evoluírem em Portugal e França respectivamente. Dos que ficaram de fora, por lesão, destacam-se os seguintes jogadores: o médio Geraldo, da Associação Desportiva de Fafe, Portugal, e o avançado Stanley Ratifo, do Colónia II, da Alemanha.
Abel Xavier privilegiou fazer uma mescla de jogadores experientes e novos com o intuito de construir uma equipa que possa melhorar o seu ranking na COSAFA e capaz de garantir o apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), cuja a fase final terá lugar nos Camarões em 2019.
Lembrar que os “Mambas” defrontam no dia seis de Setembro a sua similar da Guiné-Bissau, em desafio da segunda jornada do Grupo “K”, sendo que em Outubro os treinados de Abel Xavier encontrarão a Namíbia.
Caso Moçambique se apure para os quartos de final, ou seja, caso se classifique em primeiro lugar no Grupo “A”, deverá jogar, no dia 3 de Junho, com a África do Sul (isenta de participar na fase de grupos), enquanto o vencedor do Grupo “B” joga no mesmo dia com o detentor do título Zimbabwe.
Como vem sendo prática nas últimas edições, os derrotados dos quartos-de-final ainda terão a possibilidade de fazer mais jogos, para o alinhamento da classificação final.
Eis a convocatória provisória:
Guarda-redes: Frank (Ferroviário Maputo), Guirrugo (Costa do Sol)
Defesas: Chico (Ferroviário Maputo), Edmilson (Cape Town City, South Africa), Jeitoso (Ferroviário Maputo), Mano (UD Songo), Mexer (Liga Desportiva)
Médios: Cremildo (UD Songo), Danilo (Maxaquene), Infren (Liga Desportiva), Kambala (UD Songo), Kamo-Kamo, Lolo (both Ferroviário Maputo), Raúl (Costa do Sol)
Avançados: Dayo (Ferroviaro Beira), Isac (Costa do Sol), Luís Miquissone (Mamelodi Sundowns, South Africa), Neymar, Telinho (both Liga Desportiva).
Por Raimundo Zandamela