Moçambique confiante na vitória frente a Namíbia

A Nacional de Moçambique, “Mambas”, jogam amanhã (sábado), no Estádio Nacional do Zimpeto (Maputo), diante da sua similar da Namíbia em desafio referente à terceira jornada do Grupo K do acesso ao Campeonato das Nações Africanas (CAN), cuja a fase final será disputada nos Camarões próximo ano. Três dias depois, os “Mambas” voltam a cruzar com o mesmo adversário, em Windhoek.

O seleccionador moçambicano, Abel Xavier, que já conta com os 25 jogadores disponíveis para este embate está confiante na vitória e acredita que Moçambique tem fortes possibilidades de continuar líder na tabela classificativa.

“Encarramos este jogo com muita seriedade, pois precisamos de não deixar escapar os três pontos. Daqui para frente não queremos perder nenhum jogo, por isso temos que ser fortes e mantermo-nos na liderança”, anotou Abel Xavier.

Moçambique precisa de ganhar para se isolar no comando do grupo abrindo deste modo boas perspectivas para garantir o apuramento ao CAN-2019. Os “Mambas” não participam no CAN desde 2010, quando esteve na prova organizada por Angola.

Acrescentar que a Zâmbia venceu na última quarta-feira a Guiné-Bissau, por 2-1, em jogo da terceira jornada do Grupo K.Com este resultado, a Zâmbia igualou a Guiné-Bissau e Moçambique, com quatro pontos. Os “Mambas” têm menos um jogo. A Namíbia, que também realizou apenas dois encontros, tem apenas um ponto.

Esta partida terá o quarteto de arbitragem oriundo de Angola com destaque para o experimentado  Hélder de Carvalho que será auxiliado nas suas funções por  por Gerson dos Santos e Wilson Ntyamba, sendo que o quarto é João Goma.

Fazendo um breve olhar para os confrontos existentes entre estes conjuntos constatamos que que os últimos encontros frente a Namíbia não foram positivos para Moçambique, com realce para a triste derrota, a 30 de Maio de 2015, na final da COSAFA em Moçambique perdeu a segunda final desta competição, por 2-0.Depois disso voltou a perder a (21 de Junho de 2016).

Entretanto, ao contrário de Moçambique a Namíbia realizou alguns amistosos este ano e só registou um triunfo,  a 27 de Março, frente ao Lesotho. A 27 de Janeiro de 2018 perdeu (2-0) diante do Marrocos,  a 19 de Abril ante Suazilândia  (1-0) e  na COSAFA diante da África do Sul (4-1). Empatou por duas vezes com a Zâmbia sendo uma na COSAFA  (0-0,  a 2 de Junho) e  a 8 de Setembro  (1-1) para esta campanha e perdeu para Guiné-Bissau. 1-0.

 

EIS A LISTA DOS CONVOCADOS

GUARDA-REDES: Guirrugo e Leonel.

DEFESAS: Edmilson, Infren, Jeitoso, David Malembane, Manucho, Mexer, Zainadine e Reinildo.

MÉDIOS: Geraldo; Kambala, Mapangane, Nené, Nelson, Raúl, Chelito, Clésio, Luís Miquissone e Witi.

AVANÇADOS: Dominguez, Maninho, Dayo, Ratifo e Reginaldo.