As selecções do Lesotho e de Madagáscar podem ser finalistas inéditos a conquista da Taça COSAFA, bastando para tal vencer a Zâmbia e Madagáscar respectivamente, nos jogos das meias-finais do torneio da COSAFA, vem sendo disputado na cidade de Polokwane, África do Sul, desde o dia 27 de Maio do mês em curso, devendo terminar este sábado.
Os sutus que estiveram isentos da fase de grupos, devido ao seu na ranking na COSAFA comparado com as oito selecções que disputaram essa fase – ganharam o direito de estarem nas meias-finais mercê da vitória sofrida diante da Suazilândia por 1-0, enquanto que a selecção malgaxe, tida como outsider terminou a fase de grupos com sucesso somando um total de sete pontos frutos de duas vitórias e um empate.
Por seu turno, os insulares tiveram um bom desempenho na fase de grupos tendo já nos quartos-de-final, eliminado a poderosa África do Sul de Stuart Baxter, no desempate por penalties, por 3-3, depois de 0-0 no tempo regulamentar.
Antevê-se pois, um embate renhido esta noite em Old Peter Mkaba, em que estas duas selecções terão de se aplicar a fundo para ultrapassar estas superpotências do futebol africano. O importante é que no seio das duas equipas irradia-se confiança na vitória, sobretudo os jogadores e equipa técnica, não havendo relatos de qualquer caso clínico que possa causar inquietações de qualquer espécie.
Para dizer que neste momento apenas quatro equipas concorrem à conquista da Taça COSAFA, nomeadamente Zâmbia, Madagáscar, Lesoto e Zimbabwe, cujas meias-finais terão lugar na quarta-feira, com a Zâmbia a defrontar Madagáscar, às 17.00 horas, no New Peter Mokaba, mas a anteceder esse jogo medirão forças entre si o Lesoto e o Zimbabwe, às 19:30 horas.
No rescaldo das 17 edições até aqui realizadas,Zimbawe (5), Zâmbia e África do Sul são as selecções que já ganharam a competição mais vezes (4), seguidos por Angola com três conquistas.
Recordar que as entradas para assistir aos jogos são GRATIS!