O futebol continua sendo a caixinha de verdadeiras surpresas. Depois de um dia de descanso, a Taça COSAFA volta hoje a rolar, com dois jogos envolvendo favoritos que o destino quis que fossem eliminados da rota da conquista do título logo nos seus primeiros jogos, a contar para os quartos-de-final da prova, favoritos esses que incluem o Malawi, o convidado Uganda e a anfitriã África do Sul.
É, de resto uma luta em busca de uma honra que foi beliscada, mais uma vez pela imprevisibilidade da magia do futebol, provando que nem sempre tamanho é documento.
Reza o formato da prova que as quatro equipas que perderam nos quartos-de-final devem jogar entre si para o apuramento da 5ª,6ª,7ª e 8ª selecção na hierarquia da premiação, pelo que hoje teremos as meias-finais entre essas equipas, cuja final será depois de amanhã, sexta-feira.
Portanto, hoje às 17.00 horas teremos a primeira meia-final entre África do Sul e o Uganda, que vai acontecer no Princess Magogo Stadium, para logo a seguir, no mesmo recinto, às 19.30 horas, se baterem a surpreendente Comores e o Malawi.
De recordar que a África do Sul, foi eliminada pelo Botswana, o Uganda pelo Lesotho, as Comores pelo Zimbabwe e, por fim, o Malawi pelo carrasco do costume: Zâmbia.
Esta competição entre perdedores dos quartos-de-final foi introduzida em 2013, na edição acolhida pela Zâmbia, tendo sido Moçambique o vencedor, ou seja, a melhor posicionada entre os eliminados.
A ideia é dar oportunidade de fazer mais jogos às equipas eliminadas nos quartos-de-final, que doutro modo fariam um jogo e regressariam à proveniência. Uma inovação de aplaudir, até porque o espírito que norteou a criação da Taça COSAFA é mesmo dar rodagem internacional às selecções, preferencialmente compostas por jogadores que buscam experiência internacional.
Os vencedores dos jogos de hoje vão disputar mais um jogo (final), sexta-feira, cujo vencedor receberá um troféu e será a quinta melhor selecção do evento. O vencido será a sexta melhor selecção. Os vencidos encontram-se entre si para o apuramento da 7ª e 8ª selecção do evento.
Para dizer que neste momento apenas quatro equipas concorrem à conquista da Taça COSAFA, nomeadamente Lesotho, Botswana, Zimbabwe e Zâmbia, cujas meias-finais têm lugar amanhã, com o Lesotho a defrontar Botswana, às 17.00 horas, no Moses Mabhida Stadium, para depois os eternos rivais, o Zimbabwe e a Zâmbia reeditarem a final do ano passado quando forem 19:30 horas, no mesmo local.