Eswatini e Maurícias celebram dia de África com empate

As selecções do Eswatini e da Maurícias empataram entre si por duas bolas, em desafio pontuável para a primeira jornada do Grupo “A”, da Taça COSAFA, que teve o ponta-pé-de-saída hoje, na cidade sul-africana de Durban, devendo ter o seu epílogo no dia 9 de Junho do ano corrente. Ashley Nazira (27’ e 68’), Mamba Siboniso (29) e Felix Badenhort  (73’) foram os autores dos golos deste desafio.

Com este resultado as duas equipas partilham a liderança na tabela classificativa, ambas com um ponto.

A pressão exercida pela turma do técnico sérvio Kosta Papic, do Eswatini transmitiu-nos uma sensação de que esta seria a primeira equipa a inaugurar o marcador. Mas, o pragmatismo e a objectividade demonstrada pelos insulares provou o contrário. As Maurícias chegaram ao golo a passagem do minuto 27 por intermédio de Ashley Nazira, numa jogada de contra-ataque envolvente que pegou a defensiva contrária desprevenida.

Ainda na  euforia da vantagem no placard, eis que dois minutos após o golo Mamba Siboniso decide ser o desmancha-prazeres igualando o marcador e realçando o jogo até as últimas. Galvanizados com o resultado, a equipa suati tentou uma incursão sem sucesso depois de Felix Badenhort ter testado os reflexos do guardião Jean Louis, das Maurícias com remate bem defendido. Foi com o empate que os dois conjuntos foram ao intervalo.

À entrada para a segunda parte e, depois de tanta insistência Ashley Nazira,autor do primeiro golo  das Maurícias volta a marcar colocando a sua equipa em vantagem quando estavam jogados 68 minutos. A equipa treinada por Akbar Patel, técnico dos ilheus voltou a acusar sérios problemas defensivos e de concentração no sector recuado. O eSwatini precisou de apenas quatro minutos para restabelecer a igualdade. Felix Badenhort foi quem encarregou-se de marcar ditando o resultado final.

Contudo, a  selecção Mauríciana demonstrou um futebol em crescendo comparativamente em  ocasiões anteriores.

COSAFA celebrou dia de África

Um momento cultural antecedeu o início do jogo, dando a oportunidade a vários grupos culturais das zonas circunvizinhas do estádio apresentarem celebrarem da melhor forma o Dia de África. Os grupos apresentaram as suas performances no que a dança e música diz respeito. O rufar dos tambores ao estilo africano caracterizaram momentos de êxtase por parte dos presentes no King Zwelithini. O resto foi festa!

O dia 25 de Maio é considerado o Dia de África porque foi nesta data, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

Grupo “B” entra em cena amanhã

A jornada inaugural para as selecções que compõem o Grupo “B” está marcada para amanhã, domingo no Estádio King Zwelithini. Com efeito,  a Selecção Moçambicana, orientada pelo luso-moçambicano, Abel Xavier, medirá forças com a sua congénere de costume, a Namíbia, às 14.00 horas. Ainda nomesmo local, o Malawi terá pela frente as Ilhas Seychelles, quando forem 16.30 horas.

Importa recordar que a Namíbia tem sido um verdadeiro carrasco para a selecção moçambicana. Ainda jaz na memória de muitos moçambicanos a final perdida para este adversário em 2015, quando a equipa estava sob  comando de João Chissano e Mano Mano.

Volvidos quatro anos depois Moçambique procurará redimir-se dos maus resultados que tem averbado diante dos Brave Warriors(nome de guerra da selecção namibiana),  na COSAFA. Aliás, foi a custa dos Mambas(nome de guerra da selecção namibiana) este adversário conseguiu marcar presença na 32ª edição doCampeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar este ano nos Camarões.

To receive the latest news and tournament information via our COSAFA WhatsApp Channel
Sign-up