Eswatini “bate” Moçambique, Madagáscar soma e África do Sul impõem-se!

A Selecção Sub-20 de Futebol do Eswatini teve uma estreia em grande, ao levar de vencida a sua congénere de Moçambique por tangenciais 2-0, no desfecho da primeira jornada do Campeonato da categoria do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que arrancou no passado dia quatro de Dezembro devendo ter o seu epílogo no dia 14 do mesmo mês.

O meio-campista a evoluir no Power Sparks do Eswatini inaugurou o marcador a passagem do minuto 67´ enquanto que o artilheiro, Majahesibili Ndlovu marcou no segundo minuto do tempo extra da segunda etapa (90´+2).

Dois clamorosos erros defensivos permitiram com que a equipa de Dominic Kunene conquistasse os três preciosos pontos que o farão sonhar carimbar o passaporte a fase seguinte. Com este resultado, a equipa moçambicana ocupa a terceira posição sem pontos à semelhança das Seychelles, que ontem foi cilindrada por Angola por 8-0.

Amanhã é dia reservado ao descanso das equipas, pelo que Moçambique só voltará a entrar em cena neste sábado, onde deverá medir forças com a sua congénere de Angola. O desafio está marcado para as 10.00 horas, no Nkoloma Stadium.

Os “Mambinhas” (alcunha da equipa moçambicana) terão pela frente uma Angola estimulada  depois da goleada (8-0) que impôs as Seychelles, no jogo realizado ontem, no Nkoloma Stadium. Esta será a terceira ocasião em que os dois países falantes da língua portuguesa voltam a calhar no mesmo grupo, no que a esta competição diz respeito.

Lesotho volta a “afundar” em Madagáscar

A vitória conseguida hoje por Madagáscar sobre o Lesotho por 3-0, mercê do golo solitário de Rafizy Todisoa (23´),  Arnaud Randianatenaina (71´) e Raicardo Menakely (77´)  não nos surpreende, considerando os insulares têm sido uma pedra dentro do sapato dos sutus. A contar para a primeira jornada do Grupo “B”, Madagáscar conseguiu amealhar os pontos importantes que possibilitarão discutir o acesso a fase seguinte.

Basta recorda que os malgaxes bateram o Lesoto por 1-0 na final em 2005, juntando-se deste modo a Zâmbia, África do Sul e Zimbabwe, na final uma vez conseguida por esta nação.

Eles jogaram num grupo de cinco equipas na primeira ronda e venceram a Namíbia (7-0), Malawi (3-2) e Seychelles (7-0), mas também sofreram uma derrota para Angola (0-1). Um palmarés que revela o quanto esta equipa vem crescendo ano após ano, até porque a selecção sénior masculina daquele país mostrou a qualidade inquestionável  ao apresentar-se da melhor forma, no Campeonato Africano das Nações (CAN) que teve lugar no Egipto, este ano.

Madagáscar regressa seis anos depois de terem estado em 2013.

Campeão entra a mandar

A campeã em título, a África do Sul não quis deixar os seus créditos em mãos alheias e impôs uma derrota sobre a regressada selecção das Seychelles por 4-0, na abertura da primeira jornada do Grupo “B”. Os campeões que são candidatos naturais a revalidação do título, abriram o activo quando estavam apenas jogados nove minutos, numa jogada inofensiva em que  Lancaster Human finalizou com sucesso uma assistência do seu colega de equipa Rahim Milazi.

Os “Amajimbos” só precisaram apenas de esperar três minutos para voltar a abanar as redes à guarda de Christophe Louis, guarda-redes das Seychelles. O médio ofensivo  serviço do Bidvest Wits(África do Sul), Keagan Mitchell atira a contar depois de afastar seu caminho um dos defesas contrários.

A melhor parte da festa viria a acontecer na segunda etapa Oswin Appollis (73’ e 79´) fez um bis deitando por terra as possibilidades das Maurícias alterarem o rumo dos acontecimentos. Para fechar com chave de ouro Athenkhosi Mcaba (90´+2)marca já no segundo minuto de compensação da etapa regulamentar. Nada mau para o campeão!

A áfrica do Sul só volta a jogar na próxima segunda-feira, diante de Madagáscar, pelas 15:30 horas, enquanto que os ilhéus terão pela frente o Lesotho, às 12.45 horas. Ainda no mesmo dia, mas a contar para o Grupo “C”, as Seychelles terão pela frente o Eswatini