Das estreias, surpresas às expectativas!

Depois de ter estado isento de disputar a fase de grupos, terminada sexta-feira, o Lesotho estreia-se hoje às 15.00 horas na Taça COSAFA, defrontando o Uganda, que participa na qualidade de convidada, em jogo inserido nos quartos-de-final do evento. Um desafio que reserva muitas surpresas, uma vez que será pela primeira vez que estas selecções cruzam-se. Aliás, esta é a primeira aparição dos representantes da África do Leste. O embate está agendado para o Princess Magogo Stadium.

Num passado recente as duas selecções jogaram entre si na campanha de eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), em Outubro do ano passado tendo os “The Cranes”, levado a melhor a vencer eliminatória com o agregado final de 5-0, uma vez que na primeira mão venceram por 3-0 e na segunda por 2-0.  É certamente a oportunidade única dos “Crocodiles” fazerem a desforra.

O Lesotho que é o actual vice-campeão, chegando à final em 2000 aonde perdeu por expressivos 6-0, frente ao Zimbabwe, curiosamente campeão em título. Um outro dado interessante é que foi com o mesmo adversários que os sutus, em 2017 voltaram a alcançar as meias –finais, antes da derrota de má memória frente ao Zimbabwe por 4-3. Na disputa pela medalha de bronze os representantes do Lesotho caíram aos pés doa namibianos.

No ano passado, a mesma selecção foi eliminada nas meias-finais pelo Zimbabwe depois do desempate na lotaria das grandes penalidades. A medalha de bronze conseguida após a vitória tangencial sobre Madagáscar, por 1-0, serviu de consolação para esta selecção que procura a todo custo conquistar o tão desejado troféu.

No que a Uganda diz respeito, há que anotar que a participação deste país nos ventos da COSAFA registaram-se nos torneios feminino e de dos sub-20 masculinos. Como já havíamos referenciado anteriormente, esta é a primeira aparição da selecção sénior feminina.

Os visitantes que irão participar no Campeonato Africano das Nações, terão a oportunidade única de apurar a sua equipa antes de partir ao Egipto ainda este mês.

Campeão “apadrinha” ousada Comores

É hoje também às 17.30 horas, no mesmo recinto, que o campeão em título, Zimbabwe irá pôr à prova o seu potencial, defrontando também pela primeira vez a “ousada” selecção  das Comores, que cometeu a proeza de afastar do seu caminho o Eswatini, e Maurícias na fase de grupos.

Os insulares alcançaram os quartos-de-final da taça COSAFA pela primeira vez em sua história depois de liderar o Grupo “A” constituído por três equipas, já que Angola, a última da hora mostrou-se indisponível de marcar a sua presença.

Dos encontros já havidos fora do COSAFA, destaca-se a desafio referente a as eliminatórias do CAN, onde o Zimbabwe venceu as Comores com o agregado de 2-0.

Sunday Chidzambw, técnico e responsável pelos incontáveis feitos do Zimbabwe nesta e outras competições irá encontrar pelo caminho uma equipa com uma forte atitude combativa e que não verga facilmente.