O técnico da selecção nacional de Moçambique Abel Xavier disse que a COSAFAassume uma importância acrescida para a preparação de Moçambique tendo em conta os compromissos que se avizinham. Para o treinador dos Mambas, o torneio da COSAFA será de capital importância para a equipa aprimorar-se tendo em vista as eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações que terá lugar nos Camarões no próximo ano.
Para o efeito, a selecção moçambicana iniciará com os trabalhos de preparação no dia 19 do mês em curso e, a convocatória final deverá ser conhecida dentro de dias, tal como garantiu Abel Xavier. O mesmo espera contar com os préstimos de todos os jogadores que evoluem no estrangeiro.
“ Tenho dito, a COSAFA é um torneio que tem a sua importância a nível regional e já é uma referência mundial. No que diz respeito aos objectivos nesta competição, obviamente competimos para chegar o mais longe possível. Iremos preparar o grupo de jogadores que estão envolvidos no grupo do CAN face aos compromissos de Setembro. Vamos trabalhar com todos respeitando as diferenças competitivas entre os jogadores nacionais e internacionais. Em relação ao sorteio todas as equipas merecem o devido respeito. Independentemente do adversário o nosso objectivo passa vencer todos os jogos”,explicou Xavier.
Reagindo sobre a forma como analisa os adversários que se encontram inseridos no seu grupo, Abel Xavier considera que a COSAFA assume um prestígio específico por parte do entendimento de todas as selecções, dai ser importante para a sua selecção. Neste momento a preocupação do timoneiro dos Mambas não está apenas na análise das selecções, mas sim daquilo poderá fazer com os seus jogadores. Isto é, dando a dimensão merecida aos seus jogadores fazendo-lhes acreditar que os mesmos estão em altura de jogar com qualquer adversário em qualquer circunstância.
“ Tivemos a particularidade de num passado recente ter defrontado esses adversários e a crença por parte dos nossos jogadores reside no facto de saber que quanto mais jogos tivermos com os mesmos adversários melhor conhecimento teremos sobre os mesmos. É importantes sim termos respeito pelos nossos adversários, mas é também importante dizer que Moçambique está bem e está forte. COSAFA para mim é uma competição para pensamento futuro”,destacou Abel Xavier.
Depois da equipa moçambicana ter falhado a possibilidade de conquistar pela primeira na história do futebol nacional a COSAFA, ao perder diante da Namíbia por 2-0, o máximo que Moçambique conseguiu foi estar na final pela segunda vez, tendo a primeira sido em 2008, quando perdeu para a África do Sul, por 2-1.
Lembrar que Moçambique aproveitará o torneio para rodar a equipa pensando nas eliminatórias de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, Camarões-2019. Apesar de desde sempre se ter mostrado um grande defensor da ocupação das data-FIFA, o seleccionador nacional, Abel Xavier, desta vez abdicou da realização de jogos entre 22 e 28 de Março, período que curiosamente acabou não sendo ocupado em Moçambique porque não houve Moçambola (Liga Principal) nem a Federação Moçambicana de Futebol ocupou a data com a selecção nacional.