A selecção do Botswana, integrante do Grupo “B” venceu de forma tranquila, na tarde de hoje, a simpática equipa das Maurícias (3-0), esta que foi um autêntico bombo da festa, no desfecho da segunda jornada do Campeonato Sénior Feminino do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que decorre desde o dia 31 de Julho na cidade sul-africana Nelson Mandela (Port Elizabeth), devendo terminar no dia 11 de Agosto do ano em curso.
O conjunto do Botswana que veio confiante para este desafio, entrou em campo sem puder contar com os préstimos das jogadoras que compõem a espinha dorsal da equipa. A estratégia por parte da técnica Jacqueline Gaobinelwe visava poupar as mesmas, para o embate da terça-feira frente a Zâmbia. Um trunfo que valeu a pena, pois a vitória já era uma certeza. Galekhutle (20´), Mosotho (36´) e Dithebe (77´) cumpriram com distinção a missão para qual foram destacadas marcando os três golos da vitória.
Penoso está a ser para a selecção insular que neste torneio ainda não conheceu o sabor da derrota, sendo até aqui a equipa com a defesa mais batida do torneio com 18 golos sofridos e nenhum golo marcado.
Esta vitória relança a equipa tsuana, a uma frenética luta pelo acesso as meias-finais, uma vez que a Zâmbia, outra candidata ao título, também venceu a Namíbia por 3-2, passando a somar seis (6) pontos, os mesmos que as “The Mares”, nome de guerra da equipa do Botswana.
Entretanto, as selecções acima referidas irão cruzar-se na terceira e última jornada para o duelo final. Contudo, caso o Botswana vença a Zâmbia terá que o fazer marcando um número expressivo de golos, visto que as zambianas contam com 18 golos positivos mercê da goleada imposta aos Maurícias na primeira jornada por 15-0. Este será o primeiro encontro entre estas selecções na história deste evento.
Quem também saiu-bem foi a turma do Eswatini que venceu por claros 4-0, a sua congénere de Angola, na segunda jornada do Grupo “C” passando a somar seis pontos (6), os mesmos que o Zimbabwe. Perante este facto, a próxima jornada será determinante para estes contendores que a todo custo procurarão garantir um assento na fase seguinte.
Segundo o figurino da competição só transitam apenas os primeiros melhores classificados de cada grupo e segundo melhor de todos, uma vez que as equipas estão dispostas em três grupos, num total de 12 equipas. Pelo que, o vencedor do Grupo “B” irá jogar com a segundo melhor classificado de todos, sendo que o melhor classificado do Grupo “C” enfrentará o melhor do Grupo “C”.
Pelo que o dia de amanhã está reservado para o descanso das equipas. Devendo apenas realizarem-se os jogos do Campeonato Sub-20, que decorre em simultaneamente com o do sénior.