Fim de linha para Moçambique. A selecção Sub-20 de Moçambique não conseguiu evitar o adeus a COSAFA depois de ter consentido a segunda derrota, desta feita ao cair perante da sua congénere de Angola, por tangenciais 1-0, em partida referente a segunda jornada do Grupo “C” do Campeonato da categoria do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que decorre desde o passado dia 4 de Dezembro devendo terminar no dia 14 de do mesmo mês.
Ambrósini Salvador, que já conta com três golos na lista dos melhores marcadores foi o autor do tento solitário a passagem do minuto 53, depois de ter sabido aproveitar um erro defensivo da equipa contrária.
Com a conquista de mais três pontos, os treinados de “Pelé”, técnico da selecção angolana, somam seis pontos na tabela classificativa seguindo o Eswatini (3), este último que joga amanhã diante da aflita Seychelles. Com este resultado, os angolanos têm meio caminho andado para carimbar o seu passaporte as meias-finais, bastando para tal vencer os representantes do Reino do Eswatini (ex-Suazilândia).
Na próxima jornada, Angola tem o encontro marcado com o Eswatini, nesta segunda-feira, as 12:45 horas, no Nkoloma Stadium, enquanto que Moçambique medirá forças com a aflita Seychelles, no Sunset Stadium, a mesma hora.
Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.
Moçambique e Comores de malas aviadas
Quem também consolidou a liderança é a selecção da Zâmbia que teve de suar as estopinhas para derrotar as Comores por 2-0, mercê dos golos marcados por Francisco Mwepu (55´) e Elliot Kampukesa (80´). Com este desfecho, Moçambique e Comores comprometeram as aspirações de ainda lutar para o título.
Em 2018, os “Mambinhas” foram obrigados a arrumar as malas cedo regressando para casa cedo com uma vitória e duas derrotas na bagagem. Apesar de terem estado inseridos num grupo difícil em que perfilava a África do Sul, campeã em título e o Egipto que participou na qualidade de convidada, estes procuraram manter a sua honra.
Por sua vez, no torneio passado, os “Palanquinhas” ocuparam a terceira posição depois de suplantarem a Zâmbia, anfitriã por 2-1, no Nkana Stadium. Os angolanos, que curiosamente fizeram parte da série Grupo “C”, iniciaram com um empate sem golos frente ao Lesotho e, depois, novo empate a zero com o Botswana. Na terceira e última jornada do grupo, os Sub-20 derrotaram o Zimbabwe, por 4-1, com golos de Daniel (5’ e 46’); Jelson (42’) e Fernando (64’).
Zebras atrasam “flames”
Depois da entrada em falso, na primeira jornada, a selecção do Botswana cometeu a proeza de travar o percurso animador do Malawi, esta que na jornada inaugural venceu as Comores por 4-0. Os tsuanas, empataram a duas bolas (2-2) diante do Malawi baralhando as contas deste grupo.
Phazha Chose (55´) , Doctor David (80´) Lanjesi Nkhoma (60´;) e Chinsinsi Maonga (63´) marcaram respectivamente para o Botswana e Malawi, num jogo que foi disputado até ao último minuto.
No ano passado, houve mais frustração, com a equipa a terminar no fundo da pauta classificativa com apenas um ponto em três jogos, depois de perdas para a Zâmbia e a nação convidada da África Central, a República Democrática do Congo, e um empate com Moçambique.
Tendo estado na final em 2003, o Malawi venceu a formação angolana, nas meias-finais (4-2) e já nas “meias” os malauianos acabaram perdendo para a Zâmbia na final. Facto curioso é que no jogo para a atribuição do terceiro lugar Malawi viria a vergar diante do Botswana por 1-0.