Abel Xavier renova e já prepara “operação COSAFA”

Volvidos cinquenta e cinco (55) dias após Moçambique ter falhado a suaqualificação para a 32ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que tem lugar entre Junho e Julho no Egipto, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Jr., veio a terreiro informar que, mesmo não tendo alcançados os objectivos (considerando que o contrato prendia-se por essa clasula), a FMF decidiu dar mais um voto de confiança ao técnico luso-moçambicano.

Com efeito, Xavier inicia com o seu programa de preparação, nesta terça-feira devendo terminar na quarta-feira. A Selecção Nacional de Futebol, os Mambas, parte nesta quinta-feira para a  África do Sul, para participar do Torneio da COSAFA, que este ano terá lugar na cidade de Durban.

Para esta missão Abel Xavier convocou 24 jogadores. Dos jogadores anunciados na última sexta-feira pelo seleccionador nacional,  constam nomes do capitão Dominguez, Zainadine Jr, Edmilson, Witti, Clésio, Geraldo e Stanley Ratifo. Mexer pediu dispensa, Reginaldo e Reinildo ainda têm jogos pelos seus clubes, respectivamente Kukësi da Albânia e Lille da França. Alguns destes jogadores deverão juntar-se ao “grupo de Maputo” a partir de hoje.

DOMINGO ENTRAM EM CENA

O pontapé de saída do Torneio da COSAFA será no sábado, dia 25 de Maio, e os protagonistas serão Comores e Maurícias, em partida a contar para o Grupo “A”, quando forem 14.00 horas. A contar para o mesmo grupo, no mesmo estádio (King Zwelithini), às 16.30 horas, jogarão as selecções de Angola e eSwatini.

Os Mambas só entram em acção no dia seguinte (domingo), dia 26 do mês corrente, defrontando o seu adversário de costume, no King Zwelithini, às 14.00 horas, em jogo a contar para o Grupo “B”, para logo a seguir o Malawi medir forças com as Ilhas Seychelles, quando forem 16.30 horas.

Para o jogo da segunda jornada o combinado nacional terá pela frente a sua congénere das Seychelles, no dia 28 de Maio, no King Zwelithini, pelas 15.00 horas. Os Mambas encerram a fase de grupos jogando com o Malawi, no dia 30 de Maio, no Zwelithini Stadium.

Caso Moçambique se apure para os quartos-de-final, ou seja, caso se classifique em primeiro lugar no Grupo “B”, deverá jogar no dia 2 de Junho com a Zâmbia, enquanto o vencedor do Grupo “A” joga no mesmo dia com o Zimbabwe.

Como vem sendo prática nas últimas edições, os derrotados dos quartos-de-final ainda terão a possibilidade de fazer mais jogos para o alinhamento da classificação final.

Eis os eleitos

Guarda-redes: Guirrugo (Incomáti) e Victor (Costa do Sol)

Defesas: Agenor (UD Songo), Danilo (Maxaquene), Edmilson (Cape Town), Infren (UD Songo), Jeitoso (Ferroviário de Maputo), Mambucho (Ferroviário da Beira), Manucho (Costa do Sol) e Zainadine Jr (Marítimo)

Médios:Dominguez (Bidvest), Geraldo (Amora FC), Kambala (UD Songo) e Nené (Costa do Sol)

Avançados: Dayo, Maninho (Fer. Beira), Lau King e Telinho (União Desportiva do Songo) e Stanley Ratifo (CfRP Forzen)

Alas: Clésio (Istanbulspor), Kamo-Kamo (Ferroviário de Maputo), Nélson (Costa do Sol), Raul (Liga Desportiva de Maputo), Witti (Nacional)