Foi a partir do High Performance Centre em Pretória, África do Sul, que o técnico da selecção principal de futebol, Abel Xavier, deu a conhecer a convocatória dos jogadores que farão parte do jogo que irá opor frente-a-frente a equipa moçambicana e a congénere da Guiné-Bissau, em desafio pontuável para a última jornada do Grupo “K” do acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) a ter lugar no Egipto.
Na lista dos jogadores que militam no estrangeiro a novidade vai para o regresso do internacional Stanley Ratifo, autor do golo solitário da vitória de Moçambique frente a Zâmbia na primeira eliminatória.
Reinildo, Mexer que actuam na frança. Zainadine Jr., Geraldo e Witi que evoluem em Portugal. Reginaldo que joga na Albânia e o “capitão” Dominguez que actua na vizinha África do Sul, são os “estrangeiros” que o treinador luso-moçambicano deverá contar com eles naquela que é cartada decisiva para Moçambique garantir o apuramento a esta prova.
Clésio é a única carta fora de baralho por estar a cumprir um jogo de castigo por acumulação de amarelos nesta competição. Recorde-se que a partir desta terça-feira Abel Xavier terá a sua disposição 30 jogadores, dos quais 21 militam no campeonato doméstico.
Caso Moçambique garanta a sua presença nesta prova será pela quinta vez que o país chega à maior prova continental, depois de 1986, 1996, 1998 e 2010.
EIS A LISTA DOS CONVOICADOS
GUARDA-REDES: Guirrugo (Incomáti) e Leonel (UD Songo)
DEFESAS: Edmilson (Cape Town City), Reinildo (Lille), Mexer (Rennes), Zainadine (Maritimo), Jorge (Costa do Sol) e Mambucho (Fer. Beira), Chico, Jeitoso (Fer. Maputo), Infren (UD Songo) e Manucho (Costa do Sol).
MÉDIOS: Amadou, Cremildo, Jimmy, Agenor e Kambala (UD Songo), Nené e Nelson (Costa do Sol) e Raúl (Liga Desportiva), Geraldo (Amora) e Dominguez (Bidvest).
AVANÇADOS: Dayo e Maninho (Fer. Beira), Isac (Costa do Sol), Luís e Telinho (UD Songo), Ratifo (CFR Pforzheim) e Witi (Nacional).