As selecções da África do Sul e da Zâmbia garantiram a passagem para as meias-finais do Torneio da Taça COSAFA, que decorre desde o passado dia 21 de Julho nas Maurícias, e que o seu epílogo terá lugar neste sábado ao terminarem com sucesso a fase de grupo (B).
Os sul-africanos venceram os malgaxes por 5-3, enquanto que os zambianos perderam diante de Moçambique por 1-0. Lembrar que os zambianos, que não tinham nada a perder, entraram para esta jornada com a vaga garantida nas meias-finais, visto que venceram os dois primeiros jogos que lhes conferiram os seis pontos.
No cruzamento das meias-finais a África do Sul medirá forças com a sua similar das Maurícias, um encontro que está marcado para esta esta sexta-feira no Stade Saint Fravcois as 12:00h, horas locais enquanto que a Zâmbia, no mesmo recinto terá pela sua frente o Malawi, o vencedor do Grupo “A”, quando forem 15:00 horas locais.
Segundo o regulamento da organização transitam para as meias-finais os dois melhores classificados de cada grupo, tal como preconiza o regulamento da prova.
Moçambique ainda sonhou com a meias-finais
Moçambique alcançou um feito inédito ao vencer pela primeira vez na história do futebol de formação, a sua congénere da Zâmbia por 1-0, com o golo solitário do atacante Geny Catamo (43’) , jogador que milita na Academia do Supersport United da África do Sul. Moçambique não conseguiu carimbar o seu passaporte para as meias-finais, uma vez que estava refém de terceiros, neste caso a África do Sul, que tinha os mesmos pontos que Moçambique (3). Os sul-africanos venceram os malgaxes por 5-3, deitando por terra a possibilidade de a equipa moçambicana sonhar com as meias-finais.
Moçambique e África do Sul terminaram a fase de grupos com os mesmos pontos (6), porém, é a África do Sul que transita para a fase seguinte mercê do goal average (+1), enquanto que Moçambique fica com a diferença de um golo (-1) uma vez que os resultado obtidos diante da Madagáscar não contam. Assim sendo, os Bafana Bafana farão o jogo da meia-final com o Malawi, este último vencedor do Grupo “A”.
Importa frisar que transitam para as meias-finais os dois melhores classificados de cada grupo, tal como preconiza o regulamento da prova.
Recorde-se que na jornada passada Moçambique derrotou Madagáscar por 2-0, com os golos de Edilson e Celton nos minutos 6 e 83, respectivamente.
Até então o resultado abria possibilidades de sonhar com um lugar nas meias-finais. Para tal Moçambique precisava apenas de vencer a Zâmbia por uma margem expressiva de golos e torcer para que a África do Sul perdesse ou empatasse com o Madagáscar na última jornada, facto que não chegou a acontecer.
Lembrar que Moçambique estreou-se na prova com uma derrota (3-1) frente à África do Sul, enquanto a Zâmbia, que também se encontra no mesmo grupo, impôs uma goleada histórica à sua similar do Madagáscar, ao vencer por claros 7-1, tendo Lameck Banda marcado três golos (9’, 31’ e 37’). Os restantes foram apontados por Martin Njobvo e Kingsley Hakwiya, nos 19, 42 e 31 respectivamente.