A selecção da Zâmbia foi hoje surpreendida com uma derrota diante da sua congénere do Uganda (2-0), na jornada de abertura do grupo “A” do torneio MOPANI Copper Mines Torneio Sub-20 da COSAFA, que este ano decorre na cidade de Kitwe e Ndola, Zâmbia devendo terminar no dia 16 do mês corrente. O conjunto ugandês que participa no evento na qualidade de convidada marcou os dois golos da vitória por intermédio de Shaban Muhammd, nos minutos 52 e 54 respectivamente.
Foi um verdadeiro balde de água fria para os adeptos caseiros que não esperavam ver a sua equipa a sofrer dois golos num intervalo de dois minutos. Gerou-se nas bancadas uma onda de contestação por parte dos adeptos que exigiam a cabeça do técnico Numamba Numba, que também ficou estupefacto face a derrota.
Foi um verdadeiro duelo de gigantes considerando que as duas selecções protagonizaram uma brilhante partida de futebol que serviu de propaganda para este que é um verdadeiro celeiro de talentos, afinal é na COSAFA onde são fabricadas as lendas do futebol africano.
As selecções do Uganda e do Malawi partilham a liderança na tabela classificativa com três pontos.
Lembrar que em 23 edições até aqui realizadas a Zâmbia é o país com maior número de títulos coleccionados, num total de 11. Depois segue-se o Zimbabwe, com seis, a África do Sul com 5 e, finalmente, Madagáscar com um título conquistado em 2005. Referir que a competição foi instituída, em 1983.
Suazilândia dificulta Malawi
A selecção do Malawi entrou com o pé direito no torneio MOPANI Copper Mines Sub-20 da COSAFA ao vencer tangencialmente a sua similar da Suazilândia por 3-2. Peter Banda (13’) e Patrick Phiri (57’ e 67’) foram os autores dos golos da vitória da sua equipa enquanto que do lado da Suazilândia os tentos foram apontados Tsabedze e Saviola nos minutos 54 e 60 respectivamente.
Depois de ter estado em duas meias-finais, 2006 e 2011 respectivamente, a selecção do Malawi agora treinada por Gerald Phir, mostrou no seu primeiro jogo o desejo de se aproximar aos feitos alcançados nas participações anteriores, assumindo-se à semelhança das outras equipas ,um “candidato natural” pela conquista do título.
A vitória arrancada diante da Suazilândia espelha o fruto do trabalho que esta selecção tem vindo a desenvolver no seio das camadas de formação. O atacante Peter Banda, autor do primeiro golo dos “Jr flames” mostrou inconformismo desde o primeiro minuto até o final da partida, tendo este participado o em várias jogadas que quase culminam em golo.
A selecção da Suazilândia que se mostrava inoperante face a supremacia da equipa contrária pouco conseguiu fazer para chegar ao golo e reverter a história do jogo.
Ao intervalo Patrick Dlamini, técnico da equipa suazi conseguiu acordar a sua equipa. A Suazilândia entrou melhor, pressionante, mostrando garra de quem sabia ter em mãos uma oportunidade única para colocar mais sal na ferida do adversário que estava em vantagem no marcador.
Aos 54 minutos, Muzi Tsabedze deu gosto ao seu pé igualando a partida, depois de o mesmo ter sabiamente aproveitado um erro defensivo da equipa adversário. Apesar de o golo ter galvanizado a equipa suazi, Patrick Phiri estragou a festa marcando o segundo golo para o Malawi aos 57 minutos. Ainda assim, a Suazilândia acreditou em si e chegou ao golo de empate por intermédio de Gamedze Saviola que foi carregado na grande área, o mesmo encarregou-se de marcar o penalty fixando a igualdade (2-2). A vitória do Malawi ficou consumada depois de Patrick Phiri, o melhor jogador em campo ter apontado o terceiro golo. Aliás, não foi por acaso que o mesmo foi distinguido com o prémio de homem do jogo.
O próximo adversário do Malawi será a Zâmbia. O desafio está marcado para esta sexta-feira no Arthur Stadium as 17:30h, horas locais.
Frisar que o Malawi foi eliminada precocemente na fase de grupos na edição anterior que decorreu na cidade sul-africana de Rustenburg. Aliás, em 2005 e 2007 a equipa foi também afastada da fase de grupos. A Suazilândia é até aqui a única equipa que ainda não teve
Moçambique cede derrota diante do Egipto
A Selecção Nacional Sub-20 de Futebol, Mambinhas, perdeu ontem, no Arthur Davies Stdium, diante da sua similar do Egipto por 1-0 , em partida inaugural do grupo “B” do Torneio da Cosafa a decorrer na cidade de Kitwe, Zâmbia. Os Mambinhas sofreram o golo aos 86 minutos por Abdlkader. Com este resultado os egípcios somam três pontos e lideram a condição a tabela classificativa. Moçambique volta a entrar em cena em busca dos três pontos este sábado, jogando diante da África do Sul. O desafio terá lugar no Estádio Nkana e será as 14:30.
No final da partida o técnico moçambicano afirmou que a falta de competitividade por parte da sua equipa terá estado na origem da derrota sofrida. Já o técnico egípcio Mohamed Sedky, reconhecei que jogou diante de um adversário forte, pois este criou muitas dificuldades não facilitando a vitória. “Sentimo-nos honrados por aqui estar e o nosso desejo e levar a Taça connosco”, disse o treinador egípcio.