As selecções do Uganda e da África do Sul irão disputar a primeira meia-final do Torneio Sub-17 do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que arrancou ontem, dia 20 de Setembro devendo terminar a 29 do mesmo mês, em Port Louis, Maurícias. Tal facto deveu-se a vitória expressiva conseguida hoje pela formação do Uganda, que bateu as Comores por 20-0, terminando deste modo, na primeira posição na tabela classificativa do Grupo “A” .
Que também garantiu o apuramento, é a Zâmbia terminando na primeira posição com os mesmos pontos (7) que o seu rival, Uganda. A diferença de golos marcados pela selecção do Uganda (32) foi determinante, uma vez que a Zâmbia acabou ficando para trás marcando 24. Facto curioso é que os dois conjuntos consentiram apenas um golo sofrido. Lembra que no confronto directo, as duas equipas empataram a uma bola.
Tal como recomenda o Regulamento da prova, as equipas estão divididas em dois grupos, cada um contendo quatro selecções, com as duas primeiras melhores classificadas em cada grupo a avançar para as meias-finais.
Isto pressupõe dizer que a primeira classificada do Grupo “A” disputará a primeira meia-final com a melhor primeira melhor classificada do Grupo “B”, sendo que a segunda melhor classificada do Grupo “A” terá pela frente a segunda melhor classificada da série “B”.
Os jogos estão agendados para o dia 27 do mês corrente e deverão realizar-se no Estádio François Xavier e horários distintos (12:00 e 15:00 horas locais.
A África do Sul e a Zâmbia são os únicos dois países da COSAFA que ativeram a sua aparição no Campeonato Mundial da Categoria da Federação Internacional de Futebol (FIFA). A África do Sul conseguiu o feito em 2010 e 2018, enquanto a Zâmbia esteve lá em 2014.
Importa frisar que apenas quatro nações da região COSAFA entraram nas eliminatórias qualificativas para o Mundial antes – Botsuana, Namíbia, África do Sul e Zâmbia. Com o estabelecimento do Campeonato COSAFA Feminino de Sub-17, esse número deverá aumentar. Apenas cinco nações africanas entraram nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2010, com duas da região COSAFA – Botswana e África do Sul. Esse número aumentou para 12 nas eliminatórias de 2018.