Depois de um mês de paragem da Liga principal de Futebol de Moçambique, Moçambola, em virtude do Torneio Regional da COSAFA, do qual a selecção de honras daquele país se fez presente, o Moçambola retornou, no final-de-semana com a realização dos jogos da sexta jornada.
A falta de comparência por parte da equipa do Incomáti de Xinavane constituiu uma verdadeira nódoa nesta jornada. Os “açucareiros” recusaram viajar a Nacala onde a sua espera encontrava-se o desportivo local, que acabou conquistando três preciosos pontos. A falta de pagamento de salários em atraso.
O Clube de Desportos da Costa do Sol que ainda não conheceu a sabor da derrota desde o início do Campeonato assume a liderança isolada na pauta classificativa com 14 pontos, mais dois sobre o campeão em título, União Desportiva do Songo, este último que venceu o Ferroviário de Nacala por tangenciais 2-1. Os hidroeléctricos assumem a segunda posição com 12 pontos.
Por sua vez, os “canarinhos” (Costa do Sol),saíram-se bem na recepção ao Ferroviário da Beira com um triunfo por uma bola a zero. Aliás, há que anotar que a equipa treinada por Horácio Gonçalves não perde a 10 meses contabilizando as provas oficiais até aqui realizadas. A única derrota registada data de 25 de Agosto de 2018, altura em que perderam (1-0) diante do Ferroviário de Maputo no Estádio da Machava.
Quem descarrilou foi o Ferroviário de Maputo, que permitiu com que o Textáfrica de Chimoio viesse a Maputo “roubar” os três pontinhos, em pleno Estádio da Machava consentindo uma derrota por duas bolas sem resposta (2-0).
Nem com a vinda de Antoninho Muchanga, que entrou em substituição de Alcides Chambal, o primeiro técnico a sofrer a primeira chicotada psicológica no campeonato, o ENH de Vilankulo conseguiu acertar. Ocupando agora a última posição na tabela classificativa, o ENH consentiu um empate a duas bolas diante do quase centenário Desportivo de Maputo, este último que encontra-se na posição 13 na classificação com apenas cinco pontos (5).
Esta semana, o Moçambola voltará a conhecer mais uma paragem para dar lugar a realização das partidas da fase zonal da Taça de Moçambique, a segunda maior prova futebolística do país.
RESULTADOS DA PRIMEIRA JORNADA (6ª)
Costa do Sol-Fer. Beira (1-0)
Fer. Maputo-Textáfrica (0-2)
Chibuto-Liga Desportiva (1-0)
ENH-Desportivo (2-2)
UD Songo-Fer. Nacala (2-1)
Têxtil do Púnguè-Maxaquene (1-0)
Fer. Nampula-Baía de Pemba (0-0)
Desp. Nacala-Incomáti*
* Falta de comparência do Incomáti
PRÓXIMA JORNADA (7ª )
Fer. Maputo-ENH
Desportivo-Costa do Sol
Fer. Beira-Desportivo Nacala
Incomati-UD Songo
Fer. Nacala-Chibuto
Liga Desportiva-Têxtil de Púnguè
Maxaquene-Fer. Nampula
Textáfrica-Baía de Pemba
CLASSIFICAÇÃO ACTUAL
Pts
1º Costa do Sol 14
2º UD Songo 12
3º Textáfrica 12
4º Desp. Nacala 11
5º Incomáti 9
6º Fer. Beira 9
7º Chibuto 9
8º Fer. Maputo 9
9º Liga Desportiva 8
10º Maxaquene 7
11º Fer. Nacala 7
12º Fer. Nampula 6
13º Desportivo 5
14º Têxtil do Púnguè 5
15º Baía FC 5
16º ENH 4