Moçambique realiza último ensaio antes do COSAFA

Moçambique estreará na 26ª edição do Campeonato Sub-20 de Futebol do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), a ter lugar em Lusaka, Zâmbia, jogando diante da sua congénere do Eswatini, no dia cinco (5) de Dezembro, quando forem 10.00 horas, no Sunset Stadium.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

Inseridos no Grupo (“C), os Mambinhas travarão uma batalha interessante diante do país irmão (Angola), naquela que será a segunda jornada da fase de grupos, agendada  para o dia sete de Dezembro de 2019. Na conclusão dos jogos, os treinados de Dário Monteiro e Mauro Jamal jogam com as Seychelles.

De resto, Moçambique ainda procurará alcançar o seu primeiro título nesta prestigiante prova depois de ter sido derrotado como finalista em 2008 em que perdeu para a África do Sul na ocasião, mas espera conseguir uma melhor prestação desta vez depois de não ter conseguido estar ao seu nível nas últimas aparições.

O conjunto moçambicano terminou, na última quinta-feira, a fase pré-competitiva som um saldo de três vitórias e uma derrota, em quatro jogos realizados em um mês. Dário Monteiro, ex-capitão da selecção de honras de Moçambique, assume o comando da equipa confiante numa boa prestação, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações Africanas (CAN), que terá lugar na Mauritânia em 2021.

“Tivemos um trabalho que durou um mês e esteve dividido em três fases. A primeira consistiu na identificação e selecção de atletas. Na segunda etapa, procurámos transmitir a nossa filosofia de jogo, no que concerne a alguns momentos de jogo que julgamos serem importantes incutir nos jogadores. A terceira e última fase foi a pré-competitiva, onde nos focamos nos jogos de controlo. Estamos satisfeitos com a forma como a equipa respondeu positivamente e esperamos entrar para o torneio na máxima força”, explica Mauro Jamal, adjunto de Dário Monteiro.

Anotar os “Mambinhas” perderam em 2011, nas meias-finais diante da formação do Botswana , mas os anfitriões apenas marcaram e destacaram-se na diferença de golos, num grupo de três equipes que também incluiu o Eswatini.

Já em 2016 os até então treinados de Arnaldo Ouana terminaram a sua odisseia  terminando a fase de grupos com dois pontos, frutos de dois empates e uma derrota. Estes  perderam para a RD Congo, líder do grupo,  por um lugar nos oitavos-de-final. Diga-se, que foi n época que o médio-ofensivo Kamo-Kamo, com apenas 17 anos foi lançado as feras tendo dividido o mesmo espaço com jogadores como Bruno, Danilo, Nilton, Mustafá e tantos outros que actualmente representam a selecção olímpica.

Conhecida pré-convocatória

Dário e Mauro Jamal já têm disponível a pré-convocatória composta com um total de 27 jogadores, dos quais a emergente Associação Black Bulls (ABB) disponibilizou 10 jogadores. O jogador mais jovem da lista é o atacante de 16 anos Simone Pita Cipriano, com a maioria dos jogadores nascidos em 2000 ou 2001.

Em 2018, os Mambinhas  foram obrigados a arrumar as malas cedo regressando  para casa cedo com uma vitória e duas derrotas na bagagem.  Apesar de terem estado  inseridos num grupo difícil em que perfilava a África do Sul, campeã em título e o Egipto que participou na qualidade de convidada, estes procuraram manter a sua honra. 

Confira a pré-convocatória

Guarda-redes: Issufo Saide Gonçalves, Simone Emílio Lipanga e Teixeira Francisco Nhanombe

Defesas: Belarmino José Manhice,Gonçalves Alexandre Junior, Franque Óscar Mahumane, Jeremias Salda Nhambire, Ronaldo Jorge Chivambo, Gonçalves Rodrigues, Armando Daniel Mapangane e  Ernesto Américo Zimba

Médios:, Dercio Meque Augusto, Michel de Retelano Maposse, Asten Luis Surage, Emílio Inocencio Salgueiro, António Daniel Bambo, Tomás Tomo Mahumane, José Regina Joaquim Domingos, ,  René Tembe Celton Jenito Jamisse

Avançados: Orlando Tembe, Muhammad Zidane Sidat, Benedito Walter Manjate, Romão João, Simone Pita Cipriano, Hélio Feniasse Preizes, Gulamo Mustafa Salimo

To receive the latest news and tournament information via our COSAFA WhatsApp Channel
Sign-up