Mambinhas intensificam preparação para “atacar” a COSAFA

A Selecção sub-17 de Futebol de Moçambique, Mambinhasestá a intensificar os trabalhos de preparação com vista à participação no Torneio da COSAFA, que decorrerá de 19 a 27 de Julho corrente nas Ilhas Maurícias.

A equipa de Luís Fumo, novo técnico dos Mambinhas,estreia no dia 19 de Julho diante da Zâmbia, campeã em título no Estádio Francois Xavier quando forem 12:30 horas locais e 10:30 em Moçambique. No segundo embate, Moçambique medirá forças diante da África do Sul. O terceiro e último jogo os Mambinhas enfrentarão a equipa do Lesotho no dia 24 de Julho.

A preparação da equipa está em curso desde a vinda do combinado nacional da Namíbia. Durante esta semana, a equipa estará sujeita a sessões de treinos no campo 1.º de Maio, devendo partir para Ilhas Maurícias próxima semana. Todo o apoio logístico e estrutural está sendo mobilizado pelo elenco liderado por Alberto SimangoJr. no sentido de não faltar nada a esta promissora selecção.

“Estamos na fase final da preparação do primeiro dos dois jogos da eliminatória e dentro do espaço que tivemos para trabalhar posso dar-me por feliz pelo temos estado a fazer. Os miúdos têm estado a assimilar as ideias que transmitimos, agora espero que consigam corresponder de forma positiva no jogo”, anotou o nosso entrevistado.

Luís Fumo e sua equipa técnica têm priorizado a união e coesão do grupo, não deixando igualmente de privilegiar aspectos técnicos, tácticos e a componente física. “Temos aqui diversos jogadores vindos de diferentes clubes e cada um tem a sua maneira de jogar. Sentimos que temos enquadrar os mesmos dentro da nossa filosofia de jogo. A nossa prioridade neste momento passa por criar entrosamento e união entre os jogadores. A ideia é de incutir neles também um modelo de jogo.

Até o momento os treinados de Fumo efectuaram três jogos de controlo diante da equipa do 1º de que possibilitou a equipa técnica avaliar o nível de coesão do grupo. Os representantes moçambicanos jogaram ainda diante da equipa do Maxaquene.

APENAS 20 JOGADORES SERÃO ELEGÍVEIS 

O facto de estar num grupo “difícil” não causa nenhuma preocupação a equipa técnica liderada por Luís Fumo, que se mostra bastante confiante. Enquanto não se divulga a selecção definitiva, os pré-seleccionados (25) trabalham afincadamente para a integração da lista final que deverá comportar apenas 20 jogadores.

Recordar que na edição passada o combinado nacional conseguiu duas vitórias e uma derrota é o que a Selecção Sub-20 de Futebol, Mambinhas conseguiu produzir no torneio da COSAFA que teve lugar também, nas Ilhas Maurícias no ano passado. Os até então treinados de Nasser Carimo (Nelinho) não conseguiram os pontos necessários para se qualificar para a final.

De referir que este é o terceiro ano consecutivo em que as Maurícias acolhem o torneio e será sem dúvida uma oportunidade para as jovens promessas brilharem e exporem-se nesta que é a montra de um dos maiores torneios regionais de África.

Já em 2015, sob orientação de Dário Monteiro os “Mambinhas” sub-17 perderam no em pleno Estádio dos Coqueiros, Luanda, para a sua congénere angolana por 2-0, em desafio referente à segunda mão da segunda eliminatória para o acesso ao Campeonato Africano das nações (CAN) da categoria, que teve lugar no Níger em 2016. O combinado nacional perdeu a eliminatória com o agregado final de 3-2, uma vez que no jogo da primeira mão Moçambique venceu por 2-1.