Mambinhas focados na COSAFA

A selecção moçambicana sub-20 estreará na 25ª edição do Torneio de Futebol da Cosafa de Sub-20, a ter lugar em Kitwe, Zâmbia, jogando diante da sua congénere do Malawi, no próximo domingo (dia 2 de Dezembro do ano corrente) no Estádio de Nkana, as 11:00 horas locais.

A equipa de Victor Matine que já vem se preparando desde a semana finda promete entrar na máxima força para conseguir alcançar os seus objectivos.

“Pretendemos este ano melhorar a nossa prestação e garantir que a nossa equipa consiga passar a fase de grupos. Temos consciência que essa não é uma tarefa fácil, considerando que temos no grupo adversários respeitáveis. Faremos de tudo para contrariar esse favoritismo,” anota Victor Matine, técnico do Mambinhas.

Os Mambinhas, voltarão a marcar a sua presença de novo no mesmo país tal como deu a conhecer  o Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

No segundo desafio os moçambicanos terão que enfrentar no dia 5 de Dezembro, no TBC Stadium  a sua congénere da República Democrática do Congo, pelas 12:00 horas. Para encerrar a fase de grupos, a formação moçambicana medirá forças com a equipa anfitriã, esta última que no ano passado não deu-se bem ao ser afastada precocemente da fase de grupos. o encontro está marcado para o dia oito do mesmo mês no Nkana Stadium, pelas 15:30 horas.

De resto, Moçambique ainda procurará alcançar o seu primeiro título nesta prestigiante prova depois de ter sido derrotado como finalista em 2008 em que perdeu para a África do Sul na ocasião, mas espera conseguir uma melhor prestação desta vez depois de não ter conseguido estar ao seu nível nas últimas aparições.

A selecção de esperanças perderam em 2011, nas meias-finais diante da formação do Botswana , mas os anfitriões apenas marcaram e destacaram-se na diferença de golos, num grupo de três equipes que também incluiu a Suazilândia.

Já em 2016 os até então treinados de Arnaldo Ouana terminaram a sua odisseia  terminando a fase de grupos com dois pontos, frutos de dois empates e uma derrota. Estes  perderam para a RD Congo, líder do grupo,  por um lugar nos oitavos-de-final. Diga-se, que foi n época que o médio-ofensivo Kamo-Kamo, com apenas 17 anos foi lançado as feras tendo dividido o mesmo espaço com jogadores como Bruno, Danilo, Nilton, Mustafá e tantos outros que actualmente representam a selecção olímpica.

No ano passado, os Mambinhas  foram obrigados a arrumar as malas cedo regressando  para casa cedo com uma vitória e duas derrotas na bagagem. Apesar de terem estado  inseridos num grupo difícil em que perfilava a África do Sul, campeã em título e o Egipto que participou na qualidade de convidada, estes procuraram manter a sua honra.

Os “Mambinhas” tiveram a sua estreia diante da sua similar do Egipto onde averbaram uma derrota, numa partida em que os até então treinados de Arnaldo Ouana e Nelinho não conseguiram para contrariar o favoritismo dos faraós. Moçambique voltou a baquear diante da África do Sul muito por culpa dos graves problemas defensivos denotados na nossa equipa. Duas derrotas e uma vitória é o máximo que a Selecção Nacional Sub-20 de Futebol conseguiu produzir. Os representantes moçambicanos terminaram na terceira posição com três pontos, vitória essa conseguida diante da simpática selecção das Maurícias, que ocupou a terceira posição

 

Confira a seguir a lista provisória dos jogadores destacados para este torneio:

Guarda-redes: Júlio Américo Matavel ( Liga Desportiva de Maputo); João Nelson Maronga (Barcelona de Dondo) ) e Simone Emílio Lipanga (Ferroviário das Mahotas)

Defesa: Fidel Hélder de Sousa (Associação Desportiva Black Bulls); Belarmino José Manhiça (Clube de Desportos da Maxaquene); Celton Genito Jumsse (Associação Desportiva de Albazine); Martinho Alberto Thauzene (Associação Desportiva Black Bulls); Jeremias Salda Nhambira (Liga Desportiva de Maputo) e Michael Rafael Maposse (Clube de Desportos do Costa do Sol). 

Médios: Shelton Ismael Benjamin (Ferroviário da Beira); Aly Abudo Zacarias (Sporting da Beira); Thaimo Fernando Samuel (Têxtil do Púnguè); Luís Vasco Sitoe (Ferroviário de Maputo); Leoel Victor Carmelo (Ferroviário da Beira); Kamo Kamo Kelvin Cumbane (Ferroviário de Maputo) e José António Lampião (Associação Desportiva Black Bulls).

Avançados: Geny Cipriano Catamo (Associação Desportiva Black Bulls); Adamo Cassimo Allifa (UP Manica); Gulamo Mustafa Salimo (ferroviário de Pemba) e Pablo Fernandes Bechardas (ClubeFC).