A Selecção do Malawi goleou a sua congénere do Zimbabwe por claros 5-0, em partida referente à segunda jornada do Grupo “A”, do Torneio da COSAFA, que decorre na África do Sul, desde o dia 21 de Julho, e que terá o seu epílogo no próximo sábado. Titani (16’), Maonga (42’, 62’), Mbeta (47’) e Mwaungulu 90’+1 foram os autores dos golos que conferiram vitória aos treinados de Deklerk Msakakuona, timoneiro do Malawi.
Este resultado coloca praticamente os malauianos nas meias-finais, uma vez que estes marcaram um passo importante na corrida à conquista do título ao vencer por 2-0, a sua congénere do Botswana, na jornada inaugural do Grupo “A”.
Entretanto, a Selecção das Maurícias que também está no Grupo “B”, conseguiu garantir a sua vaga nas meias-finais depois de afastar do seu caminho o Botswana por 2-1, com Adriano Fat a marcar no minuto 28 e Jean Aristide aos 63. O médio ofensivo do Botswana, Godfrey Tauyatswala foi quem marcou para os tsuanas no minuto 20.
Desta forma o Zimbabwe e o Botswana já tem as malas preparadas para o regresso à casa, mas antes jogarão entre si para cumprir apenas o calendário.
Recordar que transitam para as meias-finais os dois melhores classificados de cada grupo tal como preconiza o regulamento da prova.
O Malawi terminará a fase de grupos defrontando nesta quarta-feira a formação das Maurícias no Stade Technical Centre quando forem 15:00 horas locais.
Desde cedo ficou claro que o Malawi sairia do campo com os três pontos, dada as fragilidades que a equipa adversária deixou transparecer. Aliás, a Selecção Sub-17 do Zimbabwe não conseguiu fazer réplica ao feito alcançado pela selecção principal do seu país, que conquistou este ano o torneio sénior da COSAFA ao vencer por 3-1, a sua similar da Zâmbia na final.
Com este resultado a equipa orientada por Tafadzwa Mashiri, treinador do Zimbabwe despede-se da prova depois de voltar a consentir a segunda derrota no torneio. É um adeus amargo visto que o conjunto esteve muito aquém dos níveis de competitividade que se exige a competições do género. A derrota sofrida na primeira jornada diante da equipa anfitriã, Maurícias por 1-0, quebrou mentalmente os guerreiros de Zimbabwe que não conseguiram contrariar o favoritismo do Malawi.
O atacante Chinsinsi Maonga, jogador que milita no Silver Strikers Yout voltou a destacar-se no troneio ao apontar dois golos na sua conta pessoal. Maonga passa a contar com três golos, os mesmos que Martin Njobvu, seu colega zambiano. Para além de te feito várias assistências, Njobvu foi crucial nas manobras ofensivas da sua equipa mostrando ser um verdadeiro cavalo de batalha em campo.
Lembrar que no ano passado, o Malawi perdeu nas meias-finais diante da Namíbia por 5-6, no desempate das grandes penalidade depois de o resultado ter empatado a uma bola no tempo regulamentar. Aliás, o Malawi viria a contentar-se com a medalha de bronze depois de conquistar a terceira posição à custa de uma vitória obtida frente ao Kenya por 2-0, no jogo referente a atribuição de terceiro e quarto lugar. Já na fase de grupo os malauianos terminaram a fase de grupos com seis pontos.