Lesotho “assalta” a liderança e Zimbabwe respira de alívio

A Namíbia que precisava de conquistar três pontos para sentir-se confortável na perseguição que lhe era movida, viu o seu posto a ser assaltado pela sua congénere do Lesotho após sofrer uma derrota por 2-1, em partida referente a segunda jornada do grupo “C”. Com este resultado, o Lesotho passa a somar quatro pontos seguida pela Namíbia, segunda classificada com três pontos. A 24ª edição do Torneio da Cosafa, que decorre na Zâmbia, desde a passada quarta-feira trouxe muitas surpresas nos jogos de desfecho da segunda jornada do grupo “C”.

O Zimbabwe, que entrou para esta ronda aflito, venceu a selecção de Angola por uma bola a zero, no primeiro minuto de compensação dos quatro dados pelo quarto árbitro. King Nasama foi o herói do jogo ao marcar o único golo da partida numa altura em tudo indicava que o jogo terminaria empatado. A equipa zimbabueana passou por um susto e tanto para conseguir a vitória que lhe pudesse acalentar esperanças de transitar a fase seguinte.

Lesoto e Zimbabwe partilham a liderança na classificação geral com quatro pontos. A equipa que representará este grupo ( C), nas meias-finais, só será conhecida nesta terça-feira. Assim sendo, o Lesotho terá que vencer a Angola, que ainda não pontuou e o Zimbabwe a Namíbia.

Lesoto surpreende

O Lesotho que na jornada inaugural empatou diante do Zimbabwe, por 1-1, entrou para o jogo com uma mentalidade combativa e disposta a assumir a liderança do grupo. Por sua, a Namíbia pautou por um jogo desacelerado, mas sem com isso perder de vista os seus objectivos.

Assistiu-se uma primeira parte em que as duas equipas não deram dinâmica ao jogo tornando o espectáculo enfadonho porque nenhuma delas conseguia criar lances de perigo. Foi com essa toada de jogo que as duas equipas recolheram ao balneário.

A segunda etapa tornou-se mais interessante porque surgiram os golos. A passagem do minuto 64, Romário Hawiseb, abre o activo e coloca a Namíbia a frente do marcador. Até então tudo corria a contento para os namibianos que julgavam ter a situação sob controle.

A crença e perseverança do Lesoto veio ao de cima, aos 70 minutos Raboama Koloti, iguala a partida num lance em que a defensiva contrária deixou brechas na zona nevrálgica do seu terreno. Cinco minutos depois o mesmo jogador viria a facturar marcando o segundo golo para a sua equipa. Era festa nas bancadas.

A equipa suto demonstrou uma excelente capacidade de recuperação ao dar a volta ao texto. Com efeito, o Lesotho terminará a fase de grupos jogando diante da selecção de Angola esta segunda-feira, no Estádio Arthur Davies, as 15:00 horas locais. Já a Namíbia terá pela frente o Zimbabwe, no Estádio Nkana a mesma hora.

Segunda-feira: o dia das decisões!

O dia de amanhã estará praticamente reservado a tomada de grandes decisões. Nesta segunda-feira, serão conhecidas as equipas que irão disputar as meias-finais do Torneio Sub-20 da Cosafa, que este ano decorre em Kitwe, Zâmbia. África do Sul- Egipto, será sem dúvidas o jogo de cartaz da terceira e última jornada da fase de grupos. As duas equipas partilham a liderança do grupo “B” com seis pontos e medirão forças entre si, para daí ser conhecido o semifinalista do mesmo.

Não menos importante, será o jogo entre as equipas do Malawi e Uganda. As duas formações que encontram-se inseridas no grupo “A”, estão empatadas em igualdade pontual (1) e precisarão definir os seus destinos amanhã no Estádio Nkana, as 12:00 horas locais.

A Zâmbia que este ano teve um péssimo arranque, contabilizando uma derrota e um empate, medirá forças amanhã com a Suazilândia, apenas para o cumprimento do calendário. As Maurícias e Moçambique, que também encontram-se em situação similar darão o adeus a competição amanhã.