COSAFA Sub-20: quem vai destronar a África do Sul?

Já é conhecido o escalonamento das selecções que este ano irão participar na 24ª ediçãodo TorneioSub-20 COSAFA MOPANI Copper Mines, que terá lugar pela segunda vez consecutiva na cidade de Kitwe, Zâmbia, nos dias 2 a 14 de Dezembro, tal como ditou o sorteio realizado na última terça-feira naquela cidade.

Durante as duas semanas de competição, 12 equipas que compõem o bloco dos países do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), a excepção da República Democrática do Congo, que a última da hora substituiu as Ilhas Reunião, esta última que desistiu irão dar o máximo de si para levar consigo o cobiçado troféu.

A campeã em título, África do Sul, que está inserida no grupo “B”, onde perfilam as selecções da Namíbia, Maurícias e do eSwatini (antiga Suazilândia),  iniciará a defesa ao título medindo forças com as Ilhas Maurícias, no dia 3 de Dezembro no Nkana Stadium,  para três dias depois os “Amajitas” defrontarem na segunda jornada a ascendente selecção da Namíbia.

Na terceira e última jornada da fase de grupos os campeões em título terão pela frente os representantes do reino do eSwatini no dia 8 de Dezembro.

Lembrar que na edição passada, a equipa orientada por Thabo Senong alcançou o seu sexto título, após bater na final por 2-1, a sua congénere do Lesotho, mas antes disso teve que afastar do seu caminho o convidado Egipto, pela margem mínima de 1-0, nas meias-finais. Estes, terminaram a fase de grupos em pleno somando um total de nove (9) pontos.

O Lesoto que figura como cabeça de série do grupo “C” por conta da excelente prestação demonstrada no ano passado ao lograr chegar as meias-finais terá a turma angolana na jornada inaugural do grupo no dia em que a prova arranca.  Os vice-campeões terão que enfrentar ainda Botswana e Zimbabwe, esta última que não esteve bem no troneio passado.

Zâmbia em busca da honra

Depois de terem decepcionado o seu público ao serem afastados precocemente na fase de grupos, a Zâmbia viu o seu orgulho ferido e foi impedida de chegar ao seu 12º título. Este será sem dúvidas o ano da desforra. Inseridos no grupo “A”, os anfitriões fazem o jogo de abertura jogando diante da sua congénere do Congo, neste que será o primeiro confronto entre as duas formações.  O Malawi será o segundo adversário a bater-se com os Chipolopolo young  cinco (5) de Dezembro, pelas 15:30 horas locais, no Nkana Stadium. A fechar a fase de grupos, os zambianos irão cruzar-se com os moçambicanos.

Em 24 edições até aqui realizadas deste 1983, anoem que foi instituída a competição, a Zâmbia é o país com maior número de títulos coleccionados, num total de 11. Depois segue-se o Zimbabwe e África do Sul, com 6, e, finalmente, Madagáscar, com um título conquistado em 2005.

Anotar ainda que a selecção da Zâmbia sagrou-se campeã do Campeonato Africano das Nações da categoria sub-20, pela primeira vez em sua história depois de vencer o Senegal na final.

O trabalho notável que o país tem vindo levar a cabo na formação coloca o mesmo na rota dos países africanos cobiçados por muitos. Aliás, num passado recente a Zâmbia participou no Campeonato do Mundo da categoria que teve lugar na Coreia do Sul, onde teve uma boa prestação vencendo, por exemplo selecções como Portugal, esta que é tida como uma dentre várias potências pelo menos ao nível da Europa.

No historial desta selecção na COSAFA, a Zâmbia foi a única equipa que ganhou os três dos últimos quatro Campeonatos disputados, tendo a África do Sul travado a senda de conquistas em 2013.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

O torneio terá uma cobertura integral da Kwesé TV e poderá ser acompanhado em todas as plataformas activas desta operadora televisiva, tal como afirmou Progress Chisenga, gestor desta operadora.