A cidade de Kitwe, Zâmbia será pela segunda vez consecutiva palco do Torneio da COSAFA, que inicia este domingo com três aliciantes desafios. 12 Países que compõem o bloco do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA). Terão a possibilidade de expor o que melhor possuem, nesta que é a maior vitrina de promoção do futebol juvenil da região.
Tal como dita o Regulamento da prova, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.
Malawi e Moçambique darão o pontapé-de-saída na competição, ao medir forças entre si, na jornada inaugural do grupo “A”, quando forem 11:00 horas locais. O jogo terá lugar no Nkana Stadium, local onde a Zâmbia, esta última anfitriã terá pela frente a sua congénere da República do Congo, pelas 15:00 horas.
Para encerrar a jornada, as selecções do Lesotho e de Angola irão protagonizar o jogo da primeira jornada do grupo “C”, pelas 13:00 horas, no Shinde Stadium que se localiza na cidade de Mufulira que dista a uma hora de Kitwe.
A campeã em título, África do Sul, que está inserida no grupo “B”, onde perfilam as selecções da Namíbia, Maurícias e do eSwatini (antiga Suazilândia), iniciará a defesa ao título medindo forças com as Ilhas Maurícias, no dia 3 de Dezembro no Nkana Stadium, para três dias depois os “Amajitas” defrontarem na segunda jornada a ascendente selecção da Namíbia.
Na terceira e última jornada da fase de grupos os campeões em título terão pela frente os representantes do reino do eSwatini no dia 8 de Dezembro.
Lembrar que na edição passada, a equipa orientada por Thabo Senong alcançou o seu sexto título, após bater na final por 2-1, a sua congénere do Lesotho, mas antes disso teve que afastar do seu caminho o convidado Egipto, pela margem mínima de 1-0, nas meias-finais. Estes, terminaram a fase de grupos em pleno somando um total de nove (9) pontos.
Ressentindo-se ainda dos efeitos colaterais precoce na edição passada, a Zâmbia foi impedida de chegar ao seu 12º título e para agravar a situação não conseguiu a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), onde é detentor do título.
O Malawi será o segundo adversário a bater-se com os Chipolopolo young no dia cinco (5) de Dezembro, pelas 15:30 horas locais, no Nkana Stadium. A fechar a fase de grupos, os zambianos irão cruzar-se com os moçambicanos.
Em 24 edições até aqui realizadas deste 1983, ano em que foi instituída a competição, a Zâmbia é o país com maior número de títulos coleccionados, num total de 11. Depois segue-se o Zimbabwe e África do Sul, com 6, e, finalmente, Madagáscar, com um título conquistado em 2005.
O jogo já começou, que vença o melhor!
By Raimundo Zandamela