Campeão goleia Maurícias e Zimbabwe bate Botswana

A selecção de futebol da África do Sul, actual detentora do troféu iniciou a sua defesa ao título impondo uma pesada derrota a selecção das Maurícias por 5-0 na jornada inaugural do grupo “B” do Torneio de Futebol da COSAFA de Sub-20, que arrancou ontem (dia 3) em Kitwe, devendo terminar no dia 15 deste mês. Com este triunfo a África do Sul lidera o grupo com três pontos.

Um autogolo de Jean Francois no minuto dois (2) permitiu com que a África do Sul desbravasse com facilidade o caminho para a vitória. Lyle Foster atacante que evolui na equipa do Orlando Piretes da África do Sul mostrou as suas habilidades de “matador” marcando o segundo golo para a sua equipa a passagem do minuto 13. Quem também não quis deixar os seus créditos em mãos alheias foi o seu colega de equipa Nkosingiphile Ngcobo que também marcou pelos “Amajitas” no minuto 23.

Perante as facilidades criadas pela equipa adversária que não mostrou capacidade de estar ao mesmo nível competitivo face ao seu adversário, de novo Lyle Foster fez das suas apontando o quarto golo para a sua equipa no minuto 25. Para não variar,James Moonyane encerrou as contas na primeira etapa marcando o quinto golo no minuto 38. Estava claro que a goleada seria inevitável a avaliar pelo rumo dos acontecimentos.

No reatamento os insulares ainda que tentaram oferecer alguma resistência ensaiando alguns rasgos esporádicos de contra-ataque, mas os representantes da nação arco-íris não permitiram qualquer intromissão. Coube as Maurícias gerir o resultado até o fim do jogo.

Zimbabwe demolidor 

Já o Zimbabwe teve uma estreia auspiciosa ao impor uma derrota a sua congénere do Botswana por 2-1, em desafio a contar para a primeira jornada do “C”.  Delic Murimba foi o herói do jogo ao bisar (1’ e 72’) ajudando a sua equipa a conquistar os três pontos enquanto que o tento de honra do Botswna foi apontado por Resaobaka Thatanyane a passagem do minuto 43.

Com este resultado, a selecção do Zimbabwe lidera o grupo com três pontos seguido pelas selecções do Lesotho e Angola que partilham a liderança com um ponto (1) mercê do empate tido ontem.

No confronto para a segunda jornada, a selecção do Zimbabwe terá pela frente a sua similar do Lesotho enquanto que Angola medirá forças com Botswana  com Angola.

Um erro defensivo por parte da da defesa da selecção do Botswana permitiu com que a selecção do Zimbabwe marcasse na alvorada do jogo por intermédio do avançado Delic Murimba, que milita no Triangle do Zimbabwe. O marcador registava um minuto após o suar do apito de Derrick Kasokota, juiz destacado para este embate.

Na tentativa de reagir ao golo sofrido, os “Young Zebras”, nome de guerra da equipa tsuana procuravam ensaiar algumas jogadas de contra-ataque, mas que não causavam o efeito desejado, pois para além de defender-se o conjunto zambiano exercia uma pressão alta sobre o seu adversário.

A dois minutos do fim da primeira etapa, o atacante do Botswana, Resaobaka Thatanyane igualou o marcador depois de uma jogada individual conduzida no corredor direito este desferiu um petardo na entrada da zona do meio-campo. Foi com o empate que as duas equipas foram ao intervalo.

No reatamento, os zimbabueanos entraram com a mesma toada de jogo imprimindo uma forte pressão encostando o seu adversário às cordas. Só no minuto 72 a equipa treinada por Bekthemba Ndlovu  chegou ao golo.  Delic Murimba voltou a colocar a sua equipa em vantagem  marcando o seu segundo golo. Murimba iguala, deste modo com o seu colega da Zâmbia, Prince Mumba que também conta com dois golos na competição.

JOGOS SÓ NA QUARTA-FEIRA

Depois de as equipas terem merecido um dia de descanso ontem (terça-feira), isto porque alguns dos campos utilizados neste torneio foram cedidos para a realização de alguns jogos referentes a Liga dos Campeões Africanos, prova organizada sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF). As emoções do maior torneio regional só retomam nesta quarta-feira.

As selecções da República Democrática do Congo (RDC) e de Moçambique irão protagonizar o desafio referente a primeira jornada do grupo “A”, pelas 12:00 horas locais, no Shinde Stadium. Ainda no mesmo recinto, as formações do Zimbabwe e do Lesotho jogam entre si  em partida referente a segunda jornada do grupo “C”.

Importa recordar que contrariamente ao que estava previsto a estrutura organizativa do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), foi obrigada a última da hora alterar o calendário dos jogos devido a desistência da Namíbia e a chegada tardia da selecção da República Democrática do Congo.

Devido a questões burocráticas, a equipa congolesa só chegou a Kitwe ontem (segunda-feira).