As equipas do Brave Tigres e Rangers irão protagonizar a final do Torneio Sub-17, da MOPANI Copper Mines COSAFA que irá acontecer amanhã, no Estádo Nkana a anteceder os jogos referentes as meias-finais dos sub-20.
Com efeito, os Brave Tigres venceram por uma bola sem resposta a turma do Young Nkana com o golo solitário do guarda-redes, David Mwila, que surpreendeu a todos a desferir um remate da sua grande área pegando desprevenido o seu colega contrário. Estupefacção e alegria tomou por completo o público que afluiu o Estádio Arthur Davies, local onde decorreu a partida.
Por sua vez, a equipa do Rangers que até tempo regulamentar esteve empatada a uma bola diante do Young Nkana, só conseguiu a vitória através do desempate na lotaria das grandes penalidades (3-1).
Trata-se de um torneio quadrangular que envolveu equipas locais, nomeadamente: Rangers, Young Nkana FC, Power Dynamos FC e Mufulira Wanderers FC. A iniciativa surge através de uma parceria entre a Ecobank, uma instituição bancária que associa-se a estrutura organizativa da COSAFA para divulgar as suas actividades.
A Ecobank tenciona aproveitar o torneio regional para levar a cabo uma série de palestras direccionadas aos atletas dos clubes acima citados e não só, sobre matérias relacionadas educação e gestão financeira.
A ideia visa a incutir aos jovens atletas a necessidade destes, estarem a altura de saber gerir os seus ganhos de forma racional, de maneira que possam salvaguardar o seu futuro.
As boas práticas de gestão e outras matérias afins serão disseminadas ao longo desta semana, numa parceria que será lavada a cabo pela COSAFA e algumas antigas vedetas do futebol zambiano, como são os casos de Emmy Musonda e Nyambe Mulenga, que irão partilhar as suas experiências de vida e consequentemente inspirar as futuras gerações a serem mais cautelosas e prudentes na administração dos seus ganhos financeiros.
A Secretária Geral da COSAFA, Sue Destombes, que assinou o memorando de entendimento disse a nossa equipa de reportagem que é importante transmitir boas práticas aos jogadores mais novos.
“A carreira de um atleta de futebol tem sido curta, alguns ganham muito dinheiro em tão pouco tempo e infelizmente, os mesmos não têm sabido fazer a devida gestão para salvaguardar o seu futuro. Entendemos que desta maneira ajudaremos os atletas a não prejudicarem as suas vidas como aconteceu com alguns, explicou Madame Sue, como é carinhosamente tratada por muitos.