Está tudo apostos para o arranque da 17ª edição do Torneio da Taça Cosafa Castle . As 14 selecções que que irão participar neste evento já se encontram em Rustenburg, a cidade que de 25 de Junho a 9 de Julho irá acolher o certame. O vencedor desta competição ainda é uma incógnita, os dados estão lançados. Que vença o melhor!
O Estádio Moruleng situado na província noroeste do sul da África do Sul será palco da jornada inaugural do certame com a realização de dois jogos do grupo “A”. A selecção da Tanzânia que participa pela terceira vez na qualidade de convidada irá medir forças com a sua similar do Malawi procurando desta forma conquistar a sua primeira vitória na competição. O jogo para este embate está marcado para as 15: 00 horas (13h00 GMT).
Importa frisar que a primeira aparição do conjunto tanzaniano aconteceu em 1997, ano em que realizou-se a primeira edição da Cosafa, dai que vencer o primeiro jogo seria um prémio merecido nas comemorações dos 20 anos da Taça da Cosafa completados este ano.
O jogo mais aguardado desta jornada irá envolver as formações das Maurícias e de Angola, esta última que é tida como uma das favoritas para a conquista do canecão. A partida está marcada para as 17:00 horas. Os treinados do hispano-brasileiro Beto Bianchi, terão a missão de resgatar a identidade ganhadora que sempre caracterizou esta selecção. Apesar de as suas atenções estarem viradas para a conquista a qualificação da Taça das Nações Africanas, Beto Bianch não deixará de apagar a pálida imagem registada na edição passada em que Angola foi eliminada precocemente ainda na fase de grupos.
As Maurícias que ainda se recuperam do pesadelo após terem sido afastados da corrida para a Copa das Nações Africanas pelas Comores entram nesta jornada focados na vitória como forma de ganhar confiança e garantir uma boa prestação. Joe Tshupula, treinador da equipa insular, que vem liderando a equipa a dois anos mostra confiança e promete vitória, claro respeitando o seu adversário.
Importa frisar que as duas equipas encontraram-se pela primeira vez no ano de 2000 na disputa dos quartos-de-final. Este será o quarto encontro entre si, depois do primeiro ter sido em 2001 na capital angolana, Luanda, onde os angolanos venceram por 1-0.
O segundo confronto realizou-se em 2006 em Maseru, Lesoto, tendo a partida terminado com uma vitória expressiva de Angola, por 5-1, em que o atacante Fabrice Akwa fez o hat-trick selando o triunfo das Palancas Negras, nome de guerra da equipa angolana.
Facto curioso é que as Maurícias conseguiram até aqui a única vitória sobre o seu adversário vencendo no último confronto por 2-0, em Windhoek no ano passado naquela que foi a 16ª edição do Torneio da Taça Cosafa Castle. Recorde-se que nesse ano os angolanos apostaram numa equipa jovem composta por jogadores da selecção sub-20.
Esta foi uma das piores prestações do conjunto angolano nesta competição em que não chegaram marcar nenhum golo. O único resultado satisfatório alcançado por esta selecção aconteceu em 2013 sobre o Malawi em Kitwe, na Zâmbia.
By Raimundo Zandamela