Até sempre, McLeod!

A direcção da COSAFA e os seus colaboradores endereçaram as profundas condolências à família do ex-árbitro internacional sul-africano Ian McLeod que perdeu a vida na noite da quinta-feira passada vítima de doença.

Com 63 anos de idade McLeod que era tido como uma das vozes respeitadas e autorizadas na arbitragem sul-africana, este desempenhou um papel importante para o desenvolvimento da arbitragem na África do Sul, assim como também contribuiu para o aparecimento de uma nova geração de árbitros naquele país.

A morte de McLeod deixa um vazio enorme no desporto sul-africano e em particular na arbitragem. Sábio, conselheiro e dono de uma autoridade respeitável, McLeod deixa um legado que será seguido por muitos e que servirá de exemplo para as gerações vindouras.

“Ele era uma pessoa afável e com uma disposição jovial. Lembro-me do último dia que privamos na final do torneio da COSAFA, e disse-lhe que tive que sofrer para arranjar o tamanho certo da camisa de golfe para lhe oferecer. Foi um momento divertido e juntos sorrimos bastante com esse momento”, recorda Katongo Kabungo, assessor para os árbitros da Zâmbia.

O mesmo prosseguiu dizendo “eu treinei com ele como instrutor de árbitro e árbitro assessor no Cairo várias vezes. Endereço as minhas sinceras condolências a COSAFA por esta perda irreparável “.

Quem também mostrou seu profundo pesar com o desaperecimento físico de McLeod foi ex-presidente do Comitê de Árbitros do COSAFA, John Muinjo, que também lamentou a perda deste profissional

” Fiquei surpreendido com esta triste notícia, da última vez que eu o vi foi no dia 7 de Outubro deste ano no FNB Stadium quando eu estava comissionando a África do Sul e Burkina Faso. Tão doloroso! “, lamentou Muinjo.

McLeod destacou-se rapidamente quando é destacado para dirigir o Campeonato das Nações Africanas e Futebol em 1996 e em 1998 na mesma competição. Este profissional ainda teve o privilégio de deixar os seus préstimos na Copa das Confederações da FIFA em 1997. O auge da sua carreira aconteceu após ter marcado a sua presença no Campeonato Mundial de Futebol decorrido na França.

Já fora das quadras do futebol McLeod trabalhou como comissário da COSAFA e foi presidente do comité técnico Federação Sul- africana de Futebol (SAFA).