Angola: reforçar a ambição na COSAFA com o CAN no horizonte

O técnico da Selecção Nacional de Futebol de Angola, Srdjan Vasiljevic mostra-se confiante numa boa prestação da sua equipa na 18ª edição do Torneio da Taça Cosafa, que arranca este domingo devendo terminar no dia 9 de Junho. O certame tem lugar na província sul-africana de Limpopo e conta pela primeira vez na história desta prova com a participação dos 14 países membros do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).

Os “Palancas negras”, nome de guerra desta selecção estreiam amanhã (segunda-feira) jogando diante do Botswana, no Old Peter Mokaba, pelas 17:00 horas locais. Ainda no mesmo recinto, medirão força entre si as selecções das Maurícias e Malawi quando forem 19:00 horas locais.

“Estamos aqui para mostrar a nossa qualidade e aproveitar o torneio para ensaiar e montar a equipa com a qual iremos disputar as eliminatórias de acesso ao CAN (Campeonato Africano das Nações). É uma selecção jovem e vamos explorar as potencialidades de cada um. Sou um treinador ambicioso e gosto de trabalhar com jovens, também ansiosos. Estou convicto que juntos trabalharemos para levar a Taça connosco, anotou o técnico sérvio da selecção angolana.

A ausência forçada do médio ofensivo, Nelson da Luz por conta de uma lesão no joelho esquerdo, constituiu motivo de preocupação para a equipa técnica, uma vez que este tem sido crucial na organização e operacionalização da equipa. “ Infelizmente tivemos uma baixa de vulto. O Nélson é um jogador necessário e ressentimos da sua falta. Contudo, fomos obrigados a buscar soluções. Penso que estão criadas todas as condições para entrarmos na máxima força, explicou o treinador.

Recordar que os “palancas negras” estão inseridos no grupo “B”, juntamente com as selecções do Malawi, Ilhas Maurícias e Botswana. No que ao grupo “A” diz respeito, estão Ilhas Seicheles, Madagáscar, Moçambique e Comores. Tal como preconiza o Regulamento da prova, os primeiros de cada grupo passam para os quartos-de-final, onde já se encontram as selecções do Zimbabwe (campeão em título), Zâmbia (vice-campeão), África do Sul (anfitrião), Namíbia, Lesoto e Swazilândia, que estão isentas da fase do grupo por força do raking que ocupam na prova. Angola já conquistou o torneio em três ocasiões (1999, 2001 e 2004).