África do Sul e Moçambique no grupo da “morte”

Moçambique estreará na 24ª edição do Torneio de Futebol da Cosafa de Sub-20, a ter lugar na Zâmbia em Dezembro deste ano, jogando diante da sua congénere da África do Sul no dia sete do mesmo mês. A equipa de Arnaldo Ouana soube do seu destino do sorteio realizado na última quinta-feira em Joanesburgo, na sede do organismo.

Já estão lançados os dados! Moçambique já conhece os adversários com os quais irá se digladiar no Torneio da Cosafa de Sub-20, que terá lugar na Zâmbia entre os dias 6 e 16 de Dezembro do ano em curso. Os estádios de Nkana e Arthur Davies, situados na cidade de Kitwe, são os locais escolhidos para acolher os jogos ao longo das duas semanas de competição.

O combinado nacional, que se encontra no Grupo “B”, estreia-se no dia sete de Dezembro jogando diante da África do Sul, num encontro que irá acontecer no Estádio de Nkana. Dois dias depois os treinados de Arnaldo Ouana, técnico da equipa moçambicana, irão medir forças com a selecção do Egipto, que participa neste evento na qualidade de convidada. A terceira e última jornada da equipa de todos nós será diante das Maurícias no dia 12 de Dezembro.

Considera-se que Moçambique se encontra naquele que é tido como o grupo da “morte” porque terá de se aplicar a fundo para conquistar os três pontos diante da vice-campeã, África do Sul, segunda classificada da edição anterior da Cosafa realizada na província de North West, no país vizinho.

De resto, serão jogos de dificuldade máxima para os Mambinhas, que no ano passado estiveram próximos de chegar aos quartos-de-final, tendo deixado boas indicações.

A fase de grupos será concluída a 12 de Dezembro, seguido de um dia de descanso, com as meias-finais a serem realizadas no Estádio Arthur Davies no dia 14. O jogo referente à atribuição do terceiro lugar e a final está agendado para o dia 16 de Dezembro e terá lugar no Levy Mwanawasa Stadium, em Ndola.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e a segunda melhor de todos.

A Suazilândia e o Malawi farão o jogo de abertura no mesmo dia em que Angola e Namíbia também medirão forças entre si. Aliás, diga-se que a formação angolana, que na edição anterior teve uma prestação menos boa, encontra-se também num grupo difícil, onde perfilam equipas como o Zimbabwe, Namíbia e Lesotho.

A anfitriã Zâmbia, que é cabeça-de-série no Grupo “A”, defrontará a sua similar de Uganda, esta última que aparece na qualidade de convidada. Certamente que a equipa caseira terá motivos mais do que suficientes para iniciar a defesa do título da melhor forma, considerando que terá o apoio do público como o agente catalisador para deixar o canecão em casa.