A África do Sul que hoje estreou impôs uma derrota sobre o Lesoto por 3-0, com os golos a serem apontados por Leandra, Esau e Ngatlana nos minutos 27, 66 e 73 respectivamente, no desafio referente a jornada inaugural do Torneio da COSAFA em femininos que iniciou ontem devendo terminar no dia 24 do mês em curso.Com este triunfo as treinadas de Desiree Ellis partilham a liderança na tabela classificativa os mesmos pontos (3) que a Namíbia. Lembrar que a África do Sul três vezes vencedora do Campeonato Feminino da COSAFA, teve que se conformar com a prata conseguida no último torneio realizado em Zimbabué em 2011, quando perderam diante das anfitriãs.
As Banyana Banyana, nome de guerra das sul-africanas, conseguiram o título de 2002, batendo o Zimbabué por 2-1 na final, depois destas terem ganho os cinco jogos e marcado 36 golos no torneio. Isso incluiu grandes vitórias sobre o Botswana (14-0) e Moçambique (13-0) na fase de grupos. É, sem dúvida, um momento ímpar para na história desta selecção que se afigura como uma das candidatas ao almejado troféu.
Suazilândia arruma Maurícias
A Selecção da Suazilândia que realizou também o seu primeiro jogo inserido no Grupo “B” venceu sem grandes dificuldades a sua similar das Maurícias por 3-0, Nomvula Sanga inaugurou o marcador logo no primeiro minuto do desafio, numa jogada em que a defensiva contrária permitiu que a atacante da Suazilândia marcasse o golo sem dificuldades. Nobuhle Mdluli apontou o segundo tento no minuto 35’ colocando a sua equipa em vantagem no placard. A inexperiência da equipa das Maurícias foi notória, razão pela qual estas não conseguiram fazer réplica pelo menos na primeira etapa.
No reatamento a Suazilândia manteve a mesma toada de jogo com o objectivo de irritar ainda mais a sua adversária, facto que foi bem conseguido. Celiwe Nkambule fechou as contas marcando o terceiro golo quando estavam jogados 87 minutos.
A Suazilândia voltará a entrar em cena no sábado jogando diante da selecção de Moçambique no Luveve Stadium (16h:30), enquanto que as Mauricianas medirão forças no mesmo dia com a sua congénere do Quénia quando forem 10h:30 no mesmo local.
Referir que jovem selecção das Maurícias teve a sua primeira aparição no Torneio da COSAFA em 2012 tendo perdido a oportunidade de participar em quatro edições (2002, 2006, 2008 e 20110. Destacar que em 2016, as representantes das Maurícias no seu histórico, fora da COSAFA perderam a eliminatória de acesso ao Campeonato Africano diante do Botsuana com o agregado de 11-0, sendo até aqui a derrota mais pesada que esta selecção sofreu.
Moçambique cai aos pés do Quénia
Quem também saiu-se melhor na jornada de hoje foi a selecção do Quénia que venceu a sua congénere de Moçambique por 5-2, tendo a atacante Okoth marcado três golos (21’, 58 e 87’) e os restantes por Jereko (84’) e Owiti (90’). Os golos de Moçambique foram apontados pela capitã Lúcia Moçambique e Célia Uate respectivamente nos minutos 13 e 46’.
O desgaste físico por parte equipa moçambicana contribui de forma para a derrota das treinadas de Felizarda Lemos que de tudo fizeram para sair campo com a vitória.