As selecções femininas de futebol de Moçambique e do Zimbabwe jogam no próximo sábado, em partida de carácter particular que terá lugar na cidade da Beira, Sofala por ocasião da inauguração do Estádio Municipal da Beira. Este desafio servirá igualmente de preparação para as equipas em causa, uma vez que as mesmas irão participar no Torneio da COSAFA que terá lugar no próximo mês em Botswana.
Lembrar que na edição passada da COSAFA que teve lugar em Bulawayo, Zimbabwe a selecção moçambicana despediu-se do torneio com uma vitória diante da sua similar das Maurícias por 3-0, terminado a fase de grupos com quatro pontos, os mesmos que a Suzailândia segunda classificada do no Grupo C. Lúcia Moçambique que conta com quatro golos na competição marcou o primeiro golo aos 18 minutos sendo que os restantes foram apontados Ninica e Betinha nos minutos 48 e 58 respectivamente.
Moçambique foi a equipa que conseguiu fazer os resultados possíveis que se podem esperar de um jogo de futebol. As treinadas de Felizarda Lemos e Claúdio Macapa, estrearam com uma derrota diante do Quénia (5-2), empataram por duas bolas diante da Suazilândia e por fim venceram as Maurícias. As representantes do país insular foi a equipa que mais golos sofreu no torneio (17) terminado sem pontos no Grupo C.
Importa lembrar que em 2012 Moçambique ficou por terra nas eliminatórias de acesso ao Campeonato Mundial de Futebol Feminino Sub-20 que teve lugar no Japão ao ser afastada precocemente pelo Zimbabwe.
Depois de três anos de ausência em competições internacionais, Moçambique regressa ao palco das acções, após ter sido levantada a suspensão imposta pela Confederação Africana de Futebol (CAF). Recorde-se que em 2013, a nossa selecção esteve impedida de participar em todas as competições internacionais em virtude de ter averbado uma falta de comparência num jogo que deveria ter acontecido no Quénia, referente às eliminatórias do CAN da Argélia.